VISITANTES

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ARTES CÉNICAS


Ao fim de dois anos de existência do Clube Sénior em que foram sendo alargadas as disciplinas ministradas por Voluntários aos Seniores deste Concelho, eis senão quando se veio juntar ao grupo dos Voluntários o Sr. MANUEL AUGUSTO HORTÊNCIO.
Este senhor veio abrir uma nova dinâmica aos seniores, pois além de proporcionar momentos de prazer na arte de representar e também declamar poesia, não só a quem por força do destino gostaria de o ter feito na juventude mas cujo caminho foi outro, como também tentando despertar o interesse de pessoas que sem o saber, até têm jeito para estas artes, mas a quem nunca foi dada oportunidade. Nunca puderam experimentar.
E quantos talentos se terão perdido ao longo dos tempos …
A meu ver é um projecto arrojado e difícil, pois a faixa etária a que se destina já não tem a memória fresca nem preparada para decorar certos papéis e deixas que muitas vezes irão surgir.
Mas ele, o Sr. Manuel Augusto, está empenhado e encorajado para tentar levar para a frente um grupo de cerca de 16 pessoas que aderiram imediatamente ao projecto, de bom grado e com muito entusiasmo.
Pessoa simples, umas mais letradas do que outras, mas todas elas empenhadas em dar o melhor de si para tirar partido desta participação e levar a bom termo este Sonho.
Pela minha parte quero agradecer o seu empenho, pois esta foi uma das disciplinas que sempre esperei que algum dia alguém se propusesse orientar, à qual aderi imediatamente.
Bem-haja Manuel Augusto pela sua entregue à causa dos outros, pela forma como dirige e transmite os seus conhecimentos de uma maneira tão generosa e autência.
APENAS QUERO DESEJAR BOA SORTE E QUE ESTE SONHO SE TORNE REALIDADE. 
Lourdes Henriques
 


4 comentários:

  1. Amiga Lourdes que bom trabalho! Obrigada por nos trazer as Artes Cénicas e o Manuel Augusto, ao nosso "convívio".
    Pois é... a forma como as pessoas aderiram às aulas de Artes Cénicas, para mim foi uma surpresa,quando na primeira aula vi mais de vinte candidatos a actores, pasmei...
    Eu tive um sonho em criança... a declamação, como nunca tinha experimentado, o prazer ou não de um palco, inscrevi-me e como o professor, era um colega noutra aula, foi ouro sobre azul, tinha como "professor", um colega e um amigo.
    Homem de grande sensibilidade, de grandes convicções, culto e uma palavra que ele não acha muita graça, muito inteligente.
    E cá vamos nós séniores, "velhos" como ele gosta de dizer, falando dos nossos poetas e que lindos poemas temos ouvido...Por enquanto fiquemos pelos poemas as boas declamações virão a seu tempo.
    Um abraço para si Lourdes e outro para o Senhor Manuel Augusto.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  2. Amiga Milú
    Em cada "dia"vou-me deslumbrando das "artes"da Milú! e mais uma surge...
    Obrigada pela "genica" que nos transmite....e parabéns ao grupo pela audácia e trabalho "novo"!!!
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Saúdo mais este artigo da Lourdes Henriques, desde logo porque é um belo texto de divulgação e informação, mas também porque ele me fez lembrar o velhinho poema (1958) de Sofia de Melo Breyner, depois cantado por Francisco Fanhais e Adriano Correia de Oliveira:

    “Porque os outros vão à sombra dos abrigos
    Porque os outros se calam mas tu não”.

    E também aquele outro poema, este de Manuel Alegre, aqui terminado ao contrário:

    “Há sempre alguém que resiste,
    Há sempre alguém que diz sim”.

    É só isto: apesar daqueles que calam, daqueles que preferem silenciar, alguns de nós cá estamos activos, divulgando, passando a palavra, comentando, sendo lidos, resistindo, dizendo sim, tornando este “cantinho” acolhedor e enriquecedor, seguindo em frente, por muita marcha atrás que se faça…

    Auzendo

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Lourdes por este belo texto. Saúdo o colega Manuel Augusto por ele ser o orientador deste projecto. Eu tenho muita pena de não participar nas artes cénicas, mas não foi possível, já tenho muitas Actividades e o tempo não chega para tudo.
    Um beijinho da amiga
    Mariana

    ResponderEliminar