VISITANTES

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

HOMENAGEM A UMA GRANDE SENHORA - EXEMPLO DE VIDA


Primavera
Ao frequentar as aulas de Informática do Clube Sénior do Sobral de Monte Agraço, comecei a escrever alguns trechos para o blogue Sobralsenior Gente Gira. A certa altura despertou-me a atenção os comentários de uma determinada senhora que se dava pelo nome de Avoluisa.
A sua maneira de comentar fez-me sentir, não sei porquê, que se tratava de uma senhora Especial e Talentosa, mas muito marcada pela vida.
Campo
Como os comentários por vezes continuavam, curiosa como sou por natureza, perguntei ao Professor Afonso se ele sabia quem era a dita senhora ao que me respondeu que era uma sua aluna de Informática, no Carregado. Transmiti-lhe a minha admiração e ele comentou que era uma senhora que há perto de duas décadas teve um AVC e que estava completamente imobilizada de todo o seu lado direito. Mas que tudo o que lhe ensinava, fazia sozinha, apenas com a mão esquerda, sem ajuda de ninguém.
Dia de Nevoeiro
Afinal o meu “sentir”, infelizmente, estava certo. É alguém a quem a vida entendeu marcar privando-a da sua autonomia mas … a quem deu em troca o grande Talento não só para escrever, como também para a pintura.
Esta senhora que tem apenas mais cinco dias do que eu, tem um blogue (http://avoluisa-roseiral.blogspot.pt/) onde regista como que num diário, os seus pensamentos e sentires, de uma forma muito talentosa, atrevo-me mesmo a dizer, filosófica. E os seus quadros a óleo e aguarelas? Não sou especialista na análise de pinturas mas só sei dizer que tenho apreciado quadros de pintores ditos consagrados que não me agradaram de todo, enquanto os desta senhora acho-os lindos! E tudo feito apenas com a mão esquerda! 

Chorona

E de         amigas cibernautas que nos tornámos, eis senão quando o Professor Afonso “arranjou” maneira de nos conhecermos pessoalmente, com a cumplicidade e ajuda da sua irmã, e reunimo-nos no Espaço Sénior do Carregado, com a presença de muitos outros seniores.

Foi uma tarde inolvidável. Senti camaradagem sã, carinho e calor humano. O verdadeiro espírito de Amizade.Gostaria de prestar aqui a minha Homenagem à minha nova amiga, a Luísa, que apesar dos reveses do destino, é um EXEMPLO DE VIDA para todos nós.
Afinal a Internet também nos oferece grandes oportunidades e alegrias na vida. 

E eu sei que foi através deste convívio primeiramente virtual, que arranjei uma Grande Amiga Real para o resto da vida.




Lourdes Mourinho 

7 comentários:

  1. BOA TARDE LOURDES!!!

    BONITO TRABALHO DA AMIGA LUISA!!!

    BONITO O TEU TRABALHO!!!

    PARABÉNS 1 BEIJINHO LÍDIA

    ResponderEliminar
  2. A "Avó Luísa" já andava por este blogue antes de eu o descobrir. E depois também eu me habituei a ver os seus comentários...A princípio, ninguém sabia explicar quem era: umas vezes dizia-se que era avó daquele, outras daquela, às vezes que morava ali, outras acolá.

    Depois deslindou-se o mistério, e era bom vê-la aparecer regularmente neste Blogue... Ultimamente tem andado menos participativa, espero que regresse em força. Foi bom que a Lourdes a tenha “trazido”, e nos tenha dado a conhecer a todos outras facetas da Avó Luísa que só alguns conheciam.

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  3. Amiga Lourdes através do blog o Roseiral, conheci a avóluisa, pessoa muito magoada com a vida, porque ela lhe foi cruel, mas se tem tantos dons e sabendo que pode contar com os amigos, nos qual me incluo, mesmo sem a conhecer, gostava que a avózinha visse a vida de forma diferente.

    Que tenha o animo suficiente para seguir em frente, sem olhar para trás, e sorria... sorria sempre, porque é tão bom ser avózinha. Um abraço para quem a trouxe até nós e outro para a Luisa.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  4. Bom trabalho, Lourdes.
    Sou suspeito! Trabalho com a Luísa há cerca de 3 anos. Com ela tenho aprendido imenso. Observo e aprendo.Não sei dar conselhos, nem sugestões, observo. Na sua fragilidade a Luísa é uma mulher forte, acreditem.
    Mais que o sorriso do momento, admiro o esforço de o conseguir após a adversidade.
    Neste momento em que sei que está a passar por mais uma grande prova, um abraço Luísa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Milu
      Pela bela homenagem à Avóluisa, que bem a merece, e por ser a amiga que é, sensível e com um coração do tamanho do mundo.
      Gostei muito
      Um grande beijinho para si e outro para a Avóluisa
      Landa

      Eliminar
  5. Querida amiga Milu!
    Que dizer.Obrigado pelas palavras que dirigiu a minha irmã, ditas de coração, num momento bem dificil.
    Bem haja pela sensibilidade, pelo carinho, pela amizade
    O meu abraço forte
    Suzete

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga Milú

    Comovida desta surpresa agradável e de coração apertado...
    O meu agradecimento extensivo a todos os amigos me comove de tal maneira...ao canto do olho espreita a lágrima perdida...as palavras fogem,só o que fica é a comoção que não tem hora nem dia...é de sempre...Obrigada meus queridos\as!!!
    Beijos e abraços
    Avoluisa

    ResponderEliminar