VISITANTES

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Destaque 6

Estamos a publicar neste espaço pequenos resumos biográficos de pessoas de qualquer idade que, nascidas ou residentes no Sobral, conseguiram que os seus nomes “saíssem” do Concelho, por algum feito realizado no domínio das letras, das artes, da ciência, do desporto. Se não fosse excesso de pretensiosismo, diria que estamos a cantar “aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, citando Camões. Mas é isso que desejamos que venha a acontecer… Colabore connosco, escrevendo para sobral.senior@gmail.com indicando-nos o nome e contacto de alguém que julgue merecer integrar esta galeria ou, se for o caso e preferir, enviando-nos a própria biografia.
E o destaque de hoje vai para … 

Filomena Sousa – socióloga, co-autora do “site” Memoriamedia e não só!...

Filomena Carvalho de Sousa nasceu em Novembro de 1972, no Sobral, onde estudou. É filha de Fernando Correia de Sousa, muitos anos carteiro no Sobral, agricultor e fruticultor ainda hoje muito considerado, e de Natália Carvalho de Sousa. Os pais, oriundos de Alenquer, vieram viver para o Sobral, aqui tendo nascido os seus três filhos. Entre 1992 e 1998, Filomena fez a licenciatura em Sociologia no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, tendo apresentado a sua dissertação do 5º ano e final do curso com o tema “A transição para a vida adulta – os diplomados do ensino superior”, com a classificação de 18 valores.
A partir daqui não é fácil descrever o percurso profissional, académico e social de Filomena Sousa. O currículo completo, até Julho 2010, pode ser visto (admirado!...) em http://www.seradulto.com/dossiers/curriculo%20Filomena%20Sousa%202009.pdf. Seria impossível “meter” tudo aqui neste texto. Entre 1998 e 2001, foi técnica da Câmara Municipal do Sobral, responsável pelas áreas da Juventude e Emprego, tendo lançado o Gabinete de Apoio aos Jovens. E participou activamente na vida social da Vila, designadamente como co-fundadora e dirigente da Juventagraço e depois da UNIR – Associação dos Estudantes Universitários do Sobral, tendo promovido a criação dos grupos de teatro amador destas associações. Interpretou, no Cine-Teatro, o papel de Esmeraldinha, na peça “O Mexerico com Elana Vila de Pimpinela”, da autoria de outra (na altura jovem) sobralense, Sara Lima.
Ao fim de 4 anos, sentiu “falta de mais qualquer coisa”, como diz. Sentiu acima de tudo o apelo das aulas. Entre 2001 e 2010 deu aulas em Escolas ou Institutos Superiores, em Beja, Aveiro e Porto; esteve 2 anos em Paris, no Institut Nacional d’Etudes Demographiques, como bolseira da Fundação Gulbenkian. Em 2009 concluiu o Doutoramento com “Distinção e Louvor”, no citado ISCTE, com a tese, “O que é ser adulto”? – Práticas e Representações Sociais”. Na sua tese, Filomena Sousa propõe uma nova palavra para a língua portuguesa adultez, com significado paralelo a infância, juventude, velhice. E tem-se dedicado à investigação da “Sociologia da Adultez”. Em http://www.youtube.com/watch?v=E4Gzofq0KG0 pode ver um vídeo sobre o tema. Todo este trabalho científico está, claro, alicerçado e retratado em dezenas de Comunicações (em Colóquios, Congressos e Seminários um pouco por todo o País, de Braga a Beja, passando por Vila Nova de Paiva, Ílhavo, Cascais, Setúbal) e de Publicações em Revistas.
Entretanto, tornou-se membro integrado do IELT - Instituto de Literatura Tradicional, da UNL- Universidade Nova de Lisboa. Nesta área, que agora a ocupa quase em exclusivo, é co-fundadora e dinamizadora do site “MEMORIAMEDIA, para divulgação on-line da literatura tradicional, da memória e da cultura popular, com recolha e difusão da tradição oral - cantigas, contos, lendas, anedotas, adivinhas, provérbios, artes e ofícios, histórias de vida, práticas culturais, celebrações, rituaisenquanto parte integrante do Património Imaterial da Humanidade. Pode ver em http://www.memoriamedia.net/historiasdevida/ um Seminário realizado em 2009, integrado nas comemorações do Dia Internacional das Histórias de Vida.
Este projecto, denominado MEMORIAMEDIA e-Museu de Património Imaterial, é prosseguido por uma Cooperativa Cultural, da qual Filomena Sousa é sócia com o marido José Barbieri e outros, em parceria com o citado IELT e apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência. Visitar regularmente este site é obrigatório para quem quer mergulhar nas nossas raízes. Conta com uma média de mais de 1 200 visitantes por dia, para mais de 1 400 vídeos editados. Basta clicar http://www.memoriamedia.net/ para, em “Saber(es) e Fazer(es)”, encontrarmos, entre muitas outras pérolas de quase todo o País, o Moinho do Sobral explicado pelo seu operador, Joaquim António Lopes, com entrevista de Filomena Sousa e imagem de José Barbieri; e relatos gravados ao vivo na voz, e imagem, da sobralense (de Fetais) Delfina Cunha, em “Cantos e Contos. Do site, pode seguir para Canal de TV de MEMORIAMEDIA, no MEO,ou clicar para o mural no Facebook.

Entre os projectos em curso, destaco o dedicado à gastronomia tradicional de Alenquer, Arruda e Sobral, que começou com a confecção da “uvada”, no Sobral, desde a vindima das uvas até ao provar do doce… Pode vê-la no Facebook, mais tarde irá para o site. Se neste espaço estamos a divulgar quem, por algum feito, “conseguiu que o seu nome saísse do Concelho, a Doutora Filomena Sousa extravasa largamente esse âmbito. Foi – é um privilégio tê-la entre nós, no blogue e pelo Sobral.

José Auzendo
 

10 comentários:

  1. Há muitos anos que conheço a Filomena, mas desconhecia o tão grande currículo que possui. Sendo tão nova, significa isso que é uma rapariga inteligente, trabalhadora, interessada pela cultura da nossa terra.

    Tive o prazer de a ter em minha casa para ela combinar com o Auzendo os detalhes da sua entrada no nosso blogue. Conversaram quase uma hora, mas não pude então imaginar que esta jovem sobralense tivesse feito as coisas que agora li. É impressionante.

    Não esqueço o prazer com que ela e o marido saborearam as pataniscas de bacalhau que fiz … para a ocasião, por sugestão do Auzendo: a Filomena e o marido estavam a trabalhar na gastronomia tradicional do Sobral, e essa foi uma maneira engraçada de viver com eles aquele momento.

    É uma honra para os Sobralenses termos estas pessoas entre nós.

    Lisete

    ResponderEliminar
  2. Cara Filomena,
    Já tive a oportunidade de lhe expressar o quanto a aprecio, no entanto, nunca é de mais reforçar.
    Nós,os Sobralenses temos a honra e o previlégio de termos entre nós uma grande senhora que atingiu um nível de cultura digno de louvar.
    Os conhecimentos que por si adquiridos, não se conseguem apenas com uma grande inteligência, ter tido a felicidade e hipótese de poder aproveitar os meios para os conseguir, mas teve a par de tudo isso uma grande dose de perseverança e perspicácia, quanto a mim o essencial para se chegar onde chegou.
    Acho que enveredou por áreas bastante interessantes, é importante que não se perca a nossa cultura de tradição oral, se não houver quem a investigue e a passe aos livros, perdem-se grandes tesouros. Nem só os bens materiais o são, porém, existem tanto intelectuais como não, que passam indiferentes a toda a essa cultura.
    Os meus sinceros parabéns e um grande beijinho desta sua admiradora.
    MEmília

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro Auzendo,

    Tenho sido muito ingrata para consigo, já lhe tenho dito várias vezes que não gosto de escrever e é verdade, cada um é para o que nasce.
    Mas tenho de lhe dizer que o aprecio imenso.
    1º Por ter começado a escrever sobre assuntos bastante interessantes sobre as pessoas do Concelho, coisas que eram totalmente desconhecidas à maioria dos utilizadores deste blogue e das quais elas se interessam.
    2º Porque lhe quero dar os parabéns porque o faz de modo soberbo, eu gosto mesmo de ler o que você escreve. Desejo que por aqui ande durante muitos anos para nos deliciar com os seus textos.

    Um beijinho amigo,
    MEmília

    ResponderEliminar
  4. Apesar de não ser Sobralense de nascimento, sinto-me orgulhosa por viver numa terra que afinal, parecendo à priori muito modesta, tem dado "filhos" com grande Valor. Pessoas cultas, inteligentes e muito trabalhadoras.
    Quero dar os meus Sinceros Parabéns à Doutora Filomena Sousa, que apesar de muito jovem, já tem um percurso Brilhante na sua carreira profissional. Que continue com a força e garra que tem tido até aqui, pois se assim continuar, poderá ainda alcançar voos muito mais altos do que os que já alcançou.
    Quero agradecer também uma vez mais ao Professor Auzendo o seu grande empenho e dedicação na descoberta e revelação de "Verdadeiros Tesouros Humanos" desta terra que adoptei. Bem haja.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  5. Tenho orgulho em ter, embora inadvertidamente, influenciado a escolha de carreira da Mena, como ela confessou. E orgulho em ter participado num dos seus trabalhos já como profissional. Continuemos!... http://www.memoriamedia.net/dossiers/avida_dossier_web2.pdf
    JG

    ResponderEliminar
  6. Como nos tem já habituado, o professor Auzendo traz-nos mais uma óptima biografia. Mas a minha grande admiração é que, num Concelho tão pequeno como o Sobral de Monte Agraço, tenhamos tantos tesouros escondidos…Não que o trabalho da Filomena ou dos outros já destacados não seja conhecido nos seus meios, mas é muito pouco falado e conhecido entre nós, em geral.
    Aquilo que estes jovens já deixam e o que ainda têm para deixar às gerações futuras é muito importante para que as nossas raízes se desenvolvam, se transformem e não morram.
    A tradição oral, se não for passada a escrito ou gravada de qualquer outra forma, vai-se perdendo com o passar dos anos e com o desaparecimento de quem a viveu. Bem-haja, Filomena por dedicar o seu tempo à pesquisa dos usos e costumes da nossa gente…
    Parabéns pelo que tem conseguido pelo esforço do seu trabalho. Desejo que continue o seu brilhante percurso em favor da nossa cultura.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  7. Depois de ter escrito umas palavras de apreço pelo excelente trabalho que a Filomena está a fazer, lembrei-me de que, noutro tempo aqui no Sobral, ela também esteve ligada a várias iniciativas, entre elas a peça de teatro de que o Auzendo fala. Juntamente com um grupo de colegas, representaram essa peça que foi um sucesso de bilheteira. Esgotou, foi muito aplaudida e também criticada pela ousadia.

    Recordo que gostei muito da peça e que na altura fiquei muito surpreendida por um grupo tão jovem, só de rapazes e raparigas cá da terra, ter escrito, ensaiado e representado tão bem. Como eu gostava de voltar a ver essa peça, até de entrar nela…Foi pena que não tivessem continuado, mas é um bom exemplo para a juventude do Sobral de hoje: porque não voltar a ter estas iniciativas?

    Lisete

    ResponderEliminar
  8. Conhece-se à mesa do café uma jovem simpática com idade de ser nossa filha e, depois duma conversa agradável, ficamos a pensar que sabemos o que pensa e o que faz… Mas, depois, ao ler este destaque, e ao navegarmos pelos mares que ele nos abre, fica-se embasbacado e sem palavras para dizer o que quer que seja.

    A “dose” de actividade desenvolvida pela Doutora Filomena não é fácil de digerir. Só depois de se “passear” calmamente pelos trabalhos realizados se tem a percepção do que faz e do gosto com que o faz. (Um lembrete ao “seu” José Barbieri, que completa e enriquece de forma notável as suas intervenções).

    Espero continuar a acompanhá-la e manter-me actualizada com os seus trabalhos.

    Soube entretanto, e faço gosto em deixar aqui esta notícia, que já no dia 10 de Novembro vamos todos poder ouvi-la ao vivo no Museu do Neo Realismo, em Vila Franca de Xira, às 10,30 horas, no Colóquio sobre “Alves Redol e as Ciências Sociais”, em que ela é oradora. Pela minha parte, lá estarei.
    Inês

    ResponderEliminar
  9. Não fosse este blogue e continuaria muito mais ignorante. Como aqui foi dito, estes trabalhos devem ser conhecidos nos meios que os destacados frequentam. E por cà?
    Obrigada Pprofessor Ausendo, oxalá não lhe falte ânimo para nos continuar a dar a conhecer aquilo que deveria ser um orgulho para esta terra.
    Adelaide

    ResponderEliminar
  10. Regresso a este espaço para dar uma notícia adicional: no facebook do Memoriamedia, a Doutora Filomena inseriu mais uma nota sobre o Sobral: depois da uvada, temos agora fotos da confecção do sarrabulho, no Clube Recreativo e Desportivo de Fetais. Abre com uma bela fotografia da Capela da Srª da Saúde. Mais tarde, o filme será publicado no site.

    Aproveito para agradecer, mais uma vez, os incentivos endereçados ao trabalho deste Blogue.

    José Auzendo

    ResponderEliminar