VISITANTES

sábado, 25 de agosto de 2012

Ingenuidades dos...filhos da mãe!


Este blogue tem trazido à tona diversos assuntos, cada um com o seu interesse.
Sameiro 1976 (ainda só 3)
Porém, estamos em época de férias, e para fugir um pouco dos assuntos sérios, lembrei-me de partilhar convosco algumas pequenas passagens da infância dos meus filhos, que são quatro. Somos todos diferentes uns dos outros e podem imaginar o que foi criar quatro crianças dentro de um apartamento, cada um mais endiabrado do que o outro, dois rapazes e duas raparigas. Mas apesar do trabalho e preocupações que me deram, tive momentos de grande felicidade à medida que iam crescendo e “descobrindo” o mundo. É maravilhoso acompanhar a evolução do desabrochar de uma vida!
A terceira
As crianças têm normalmente um condão de surpreender e provocar nos adultos momentos hilariantes, com os seus ditos e atitudes ingénuos, espontâneos e inesperados. Vou a seguir partilhar convosco duas “observações” da minha terceira filha. Sempre foi uma criança muito alegre, simpática e descontraída a falar com os adultos. É no seu conjunto a que mais se parece comigo, tanto no feitio como na fisionomia.
Quando tinha apenas três anos, num dia em que ia com o pai no carro (nesse tempo não existiam cadeirinhas nem cintos de segurança e ela vinha no banco de trás sozinha), passou por eles um homem a guiar uma mota. Sempre lhe despertou a atenção este veículo e ficava fascinada quando via alguma. Quando o homem passou por eles, ficou eufórica e perguntou ao pai: - Ó papá, quando tu era um Homem, também tinhas uma mota?
O pai ficou surpreendido com a pergunta, mas lá foi respondendo:
- Sim, eu já tive uma mota. Mas agora explica-me lá uma coisa: disseste quando eu era um Homem? Então o que é que eu sou agora?
Resposta imediata na ponta da língua:
-Antes eras um homem, agora, és Papá.
E numa outra ocasião, sensivelmente com a mesma idade, fui busca-los ao colégio depois de chegar do trabalho. Chovia imenso e vínhamos com os chapéus-de-chuva encharcados. Ao chegar a casa, virei-me para ela e disse:
- Vai pôr o teu chapéu na banheira, a secar.
E imediatamente com o seu ar de espertalhona, virou-se para mim toda empertigada como se eu tivesse dito uma grande asneira, corrigiu-me e deu-me a seguinte explicação:
- Ó mamã, a secar não, a escorrer. A secar é uma pintura, um quadro. O chapéu? O chapéu é a escorrer, percebes?
A dedicatória no livro "O Filho do Sheik"
E digam lá que a criança não tinha razão!

No ano de 1976, estava eu à espera da chegada da minha filha mais nova, os meus outros 3 filhos com 8, 7 e 3,5 anos, respectivamente, resolveram oferecer-me no dia da mãe um romance. O mais velho encarregou-se de escrever a dedicatória na sua letra de criancinha. E a dedicatória diz isto:
- O dia 25 de Maio de 1976 é o dia da Mãe. O Paulo, o Marco e a Dalila são FILHOS DA MÃE!
Que mensagem mais carinhosa e ingénua se pode receber das crianças?

Lourdes Henriques

15 comentários:

  1. BOM FIM DE SEMANA AMIGA LOURDES!!!

    NA VERDADE TER 4 FILHOS JÁ É OBRA.... AINDA PAR COMPLETAR O QUADRO.... SEREM FILHOS DA MÃE!!!!

    É UM AUTENTICO SARILHO!!! NA BOA MANEIRA PORTUGUESA!!!

    1 BEIJINHO AMIGA!!!

    LÍDIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Lídia
      De facto estes 4 "Filhos da Mãe" deram muitas dores de cabeça, mas também muitas alegrias e momentos de Verdadeira Felicidade.
      É o preço a pagar pelas dores de cabeça que nós já demos aos nossos pais. Eles são o SAL DA NOSSA VIDA. De que serviria viver sem eles?
      Obrigada por vir comentar. Desejo-lhe um belíssimo fim-de-semana.
      Beijinhos da
      Lourdes.

      Eliminar
    2. Olá amiga Lídia
      De facto estes 4 "Filhos da Mãe" deram muitas dores de cabeça, mas também muitas alegrias e momentos de Verdadeira Felicidade.
      É o preço a pagar pelas dores de cabeça que nós já demos aos nossos pais. Eles são o SAL DA NOSSA VIDA. De que serviria viver sem eles?
      Obrigada por vir comentar. Desejo-lhe um belíssimo fim-de-semana.
      Beijinhos da
      Lourdes.

      Eliminar
  2. Já deu para entender que a D. Lourdes tem uns maravilhosos “filhos da mãe”- quem sai aos seus… - e está de parabéns. É que há uns “filhos da mãe” que nem se lembram que têm mãe; e outros, ainda, que tendo umas mães maravilhosas e tendo sempre a mãe na boca…são aqueles “filhos da mãe” que todos tão bem conhecemos.
    Inês

    ResponderEliminar
  3. Pois de facto há muitos filhos que não dão o devido valor a quem lhes deu a vida. Da minha parte, sinto-me muito honrada por ser a quarta "filha da mãe".
    Beijinhos,
    Marina

    ResponderEliminar
  4. Amiga Lourdes:
    O seu texto fez lembrar, com toda a certeza, a muitas mães as "frases célebres" ditas pelos seus filhos/as. No que me toca tinha muitas par contar. Mas, vamos analisar o que foi dito por um "filho da mãe".
    Ora, se mãe é mãe dos filhos, logo os filhos são filhos da mãe... pelo aquilo que me apercebo, a mãe e filhos, vivem em perfeita harmonia,então a mãe tem sido e é "uma boa mãe" e os filhos são "uns bons filhos da mãe"...
    Vou parar com o trocadilho, para não dizer mais disparates, com a certeza, porém, de que eu não tenho " bons filho da mãe "... Pela simples razão, de só ter três " boas filhas da mãe".
    Um abraço e desejo que usufrua por muitos anos, do amor dos seus "filhos da mãe". Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  5. Amiga Milú
    Gostei do texto com que nos presentiou...além de fazer lembrar,
    o tempo de traquinisses dos nossos filhos.É de uma ternura...
    qual é a mãe que não se sente lisonjiada e deserta de ser sempre a mãe dos filhos "da mãe"?
    Um abraço
    Luisa

    ResponderEliminar
  6. Ao longo da vida, várias foram as vezes que me chamaram "filho da mãe". E sempre achei que era uma injustiça, e ficava chateado. Hoje não ficaria: se é a própria mãe a dizer isso dos filhos, cadê injustiça?

    Uma coisa não dá para "perceber" muito bem, D. Lourdes: se tem quatro filhos e só três são filhos da mãe, a outra como fica? Não é certamente só filha do pai...

    Já fui filho da mãe, fui pai das filhas e, nestes dias, tenho sido (e vou continuar a ser por uns tempos) avô do neto...É a vida andando em frente.

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  7. Olá Professor Auzendo
    Obrigada pela sua intervenção, mas ... passo a esclarecer. Talvez o texto não esteja lá muito claro ... é que a dedicatória dos "filhos da mãe" foi feita em 25 de Maio de 1976, estava a última "filha da mãe" para nascer. Nasceu em 24 de Novembro, ou seja, 6 meses depois ...
    Coitadinha, quando nasceu já vinha baptizada pelo irmão ...
    E viva a ingenuidade das criancinhas.
    Um abraço da
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  8. Lourdes

    A primeira parte eu sabia, acho que o texto está claro....Não sabia era que ela, a quarta, no momento do "baptismo" pelos outros, já estava a "marinar"; por isso se chama Marina, é?

    Auzendo

    ResponderEliminar
  9. Olá Lourdes,
    Que leitura mais gostosa.
    Você escreve tão bem, que vamos lendo e nos envolvendo de uma tal maneira, que dá até dó quando chega ao final.
    Adorei a tua filhota Dalila... é terrivel... e gostei muito da dedicatória que os três te deixaram : São filhos da mãe ... heheheh
    Adorei te ler ;)
    Um beijinho
    Cida

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga Lourdes
    Gostei de saber que tem 4 lindos e bons filhos da mãe.
    Também tive 4 filhos que para mim eram os mais lindos do mundo.
    Infelizmente agora só tenho 3 e nenhum é capaz por muito que se esforcem de preecher o lugar daquele que foi para outro lugar.
    Deus lhe conserve os seus quatro porque é ilógico e irracional os
    pais terem de chorar pelos filhos o mais natural é os filhos recordarem
    com saudade a ausência dos pais.
    Com amizade um abraço para uma grande mãe. Manuela

    ResponderEliminar
  11. Olá Mãe Galinha :)

    Obrigado por nos teres transmitido sempre valores, como a Amizade e Partilha.
    Obrigado pela tua paciência, mesmo quando tendo 4 filhos, por vezes chegavas a casa e tinhas mais 5 ou seis a jogar!!
    Quando vinham os vizinhos do lado, para ouvir as tuas histórias, que tanto jeito tinhas para contar, especialmente para a Caçula comer o jantar....
    Quando íamos passear, numa altura em que era possível irem 4 crianças atrás, a cantar juntamente contigo, qual família Von Trapp eh eh
    Podemos ter tido algumas pequenas desavenças, como todas as crianças, mas o Amor que nos Une, tal como cimento, solidifica essa estrutura e espero que seja Eterno :D
    Filho Velho

    ResponderEliminar
  12. Só para acrescentar que além dos outros 5 ou 6 que não eram teus e vinham lanchar e brincar, ainda tinhas tendas montadas nos quartos, tal qual agrupamento de ciganos :-)

    Filha Rabina

    ResponderEliminar
  13. Só agora li este texto adorável, amiga Lourdes
    Fez-me lembrar as minhas filhas quando eram pequeninas
    Parabéns pela família linda que tem
    Um beijinho grande e tudo de bom para si e para os quatro " filhos da mãe".
    Landa

    ResponderEliminar