VISITANTES

sábado, 18 de agosto de 2012

Desafio



Esta lápide fica entre o 3 e o 5, num primeiro andar, bem próximo da rua dos heróis da nacionalidade de Jacques Romain Georges Brel
Há cerca de quatro anos que por aqui ando, palmilhei diversas vezes esta rua, olhando, nunca a tinha visto. Um dia destes, detive-me e li.
A foto? Foi o melhor que consegui...
O meu desafio prende-se com a história do Sobral, suas gentes.
De primeiro nome António, nasceu no Sobral, trabalhou no Sobral, em Sintra e Vila Real, tem um monumento no Jardim do Príncipe Real em Lisboa, oficialmente denominado com o seu nome, é nome de rua em Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Almada, e tantos outros lugares de norte a sul. Morreu em Davos-Platz (Suiça).
Onde está esta lápide evocativa? Sabe de quem estou a falar?
Serei só eu o distraído?

Afonso Faria
Acabemos com o mistério!
A Lourdes Mourinho enviou-me as seguintes fotos, e os links,melhor é impossível:








 


COMENTÁRIO


Boa tarde Professor Afonso
E aqui temos mais um Desafio a que este blog nos vai habituando, de vez em quando.
Quanto à personalidade a que se refere é ANTÓNIO FRANÇA BORGES e a placa que mostrou situa-se na Rua França Borges, em Sobral de Monte Agraço.
Junto para comprovar, links e fotos anexos.
Um abraço
Lourdes.

8 comentários:

  1. Olá, bom dia Amigos

    Será esta a informação pretendida?
    Um abraço,
    Maria Manuela Castilho

    http://centenariorepublica.pt/escolas/personalidade-republica/ant%C3%B3nio-fran%C3%A7-borges

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Manuela Castilho, parabéns Lourdes pela vossas prontas e certa respostas .
    Não as publico já para não "facilitar" de todo a tarefa de eventuais interessados.
    Em breve liberto os vossos comentários

    ResponderEliminar
  3. Mais uma pessoa atenta...
    Rosa,está certa a localização e o nome envolvido.
    Pela mesma razão acima mencionada não publico o seu comentário ainda.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma leitora do blog, a Alexandrina, identificou a personagem.
    A seu tempo o comentário.

    ResponderEliminar
  5. Desde sempre me fascinou aquela lápide, não sei porquê. Mas a história do Senhor já conhecia há uns anos e até conheci alguns descendentes. Por coincidência tenho em fase de acabamento um texto sobre a vida do ilustre Sobralense, António França Borges, para ser publicada no blogue.
    Alexandrina

    ResponderEliminar
  6. Estive a ler o seu apontamento e achei muito curioso. É um desafio à minha memória e se ela não me atraiçoa, apesar de eu ser muito "despassarada" nesta coisa de nomes de ruas, penso que a lápide se encontra na fachada do edifício da retrosaria Timóteo, que também dá para a rua Heróis da Bélgica. O nome da pessoa em questão, é António França Borges. Se estiver errado, paciência , não se perde nada no negócio. Mas já agora gostava que estivesse certo.Confirmei com o meu marido e é também a opinião dele. Estou a visualizar a lápide mas confesso que que não me lembro do que lá está escrito.
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  7. António França Borges nasceu no Sobral em 1875 e faleceu em 1915; foi jornalista, e fundador do jornal O Mundo. Um lutador pelos seus ideais republicanos. A rua com a lápide tem o nome dele…

    A casa que tem a lápide passou para o seu herdeiro António Vitorino Borges, pessoa com ideias muito diferentes, mas muito popular aqui e amigo do Sobral. Tenho um livro escrito por ele, que ele mesmo me ofereceu em 1989,com o título O Casal do Abade; e uns versos de louvor ao Sobral que me dedicou. Este senhor chegou a general no anterior regime e foi Presidente da Câmara de Lisboa, creio que entre 1960 e 1970.

    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Lisete
      A mim parece-me que a lápide em questão estará aposta na casa onde nasceu o jornalista António França Borges e que a data do seu nascimento terá sido em Janeiro de 1871. Parece-me também que essa casa terá passado dos seus pais António Ribeiro Borges e Cândida França Borges para o seu irmão José Cristóvão França Borges, comerciante, morador no Sobral, pai do General António Victorino França Borges, nascido em Lisboa, onde foi baptizado, filho de mãe incógnita, e posteriormente, juntamente com o seu irmão José Cândido França Borges, também filho de mãe incógnita e nascido em 1902, foram registados em 28.09.1910 (exactamente uma semana antes do 5 de Outubro)no livro de registo dos nascimentos da Câmara de Sobral de Monte Agraço destinado por lei ao averbamento do nascimento dos filhos dos não católicos. O General França Borges, grande Sobralense, foi morador na Ribaldeira, Presidente da Câmara de Torres Vedras, Governador do Estado da Índia Portuguesa, Presidente da Câmara de Lisboa e após a ocupação militar pela União Indiana de Goa, Damão e Diu foi Comissário para os Assuntos da Índia (da Índia Portuguesa, obviamente).

      Eliminar