VISITANTES

domingo, 2 de janeiro de 2011

Castelos de Algodão

Pamukkale fica situada próximo da cidade de Denizli na Anatólia a Sudeste do mar EGEU.
É um dos locais mais impressionantes do mundo considerado património da humanidade pela UNESCO.
A paisagem é constituída por resultados extraordinários da natureza, que ao longo dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina. O efeito resultante é espectacular, as águas derramam sobre uma série de degraus, formando cascatas solidificadas. Tanto as cascatas como a água, mudam de cor de acordo com a luz solar. O efeito é surpreendente sobre as piscinas naturais. Às vezes brancas, outras azuis, verdes ou ainda avermelhadas. É um cenário inigualável. O conjunto produz efeitos visuais espectaculares dignos de serem contemplados, seja de manhã no fim da tarde ou a qualquer hora do dia.
É um lugar especial no mundo, há mais de quarenta fontes de água termais e medicinais para tratamentos de varias doenças. Como essa água quente rebenta do chão ela traz consigo carbonato de cálcio que quando chega à superfície solidifica, e vira mármore travertino transformando este local num verdadeiro Castelo de Algodão
Quem vê pela primeira vez fotografias de Pamukkale, a primeira impressão é que aquele manto branco só pode ser neve. Quem já pisou aquele solo apercebe-se da realidade que são rochas que ali se encontram, de origem calcária. A grande atracção é a imensidão branca do penhasco com bacias esculpidas cheias de águas quentes. Este local foi escolhido para ser uma área de lazer e de tratamentos medicinais devido às propriedades terapêuticas destas fontes. As águas têm uma espécie de barro creme, são espessas e ficam presas ao nosso corpo no entanto diz quem por lá passou que é uma sensação bastante agradável.
Na época dos Romanos este era um local de salvação e rejuvenescimento. Além das propriedades medicinais destas águas também se julgava que quem se banhasse nas águas de Pamukkale ficaria, com o passar do tempo, cada vez mais belo.
Pamukkale é um dos fenómenos mais originais encontrados na natureza, e tive o privilégio de o conhecer.

Mariana (Biblioteca - Sobral)

Sem comentários:

Enviar um comentário