VISITANTES

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O NOSSO PORTUGAL

Nunca é demais lembrar, que temos um país muito bonito, pequeno, é certo, mas com tantas diferenças, de região para região, não só na paisagem como no clima, nas produções, na gastronomia e até no sotaque, naturalmente porque foi habitado de Norte a Sul, por vários povos.

Nasci e vivi numa cidade lindíssima, Lisboa, mais propriamente no bairro da Penha de França, uma das colinas com um miradouro com vista para o rio Tejo. A determinada altura, sentimos necessidade, aos fins de semana, mudar de ambiente e escolhemos o Sobral de Monte Agraço, pela proximidade e, porque foi a terra de berço da minha mãe e muito próxima da do meu pai , Dois Portos.

O Sobral é uma terra bonita, as suas extensas vinhas, com as suas cepas alinhadas naqueles vales e montes dão-lhe uma beleza única, e os moinhos... (pena que alguns estejam degradados). Aqui arranjei amigos, quando vinha para casa de familiares, pela altura das festas e feira de verão, em Setembro.
Hoje, aposentada, permaneço mais tempo no Sobral e, como tal, arranjei amigos inesquecíveis, pela simpatia e companhia que diariamente me dedicam. Um muito obrigada.

Mas, no meio deste percurso, conheci um alentejano, com quem casei e, que me deu a conhecer a terra onde nasceu, pela qual me apaixonei. Já a visito há 37 anos. Castelo de Vide, conhecida, pela, Sintra do Alentejo, paisagens espectaculares, sempre descubro uma nova, a gastronomia, nem se fala (aquelas migas com entrecosto, o sarapatel, a alhada de cação, etc.), aconselho vivamente uma visita.

Outras tantas terras bonitas existem por esse Portugal maravilhoso. Mas, LISBOA, SOBRAL DE MONTE AGRAÇO, e CASTELO DE VIDE, pelos laços familiares e pelos amigos, são as terras do meu coração.



Fernanda Sanguinho (Biblioteca)

Sem comentários:

Enviar um comentário