VISITANTES

quinta-feira, 18 de junho de 2009

estar atenta...


A buganvília é uma trepadeira famosa pelas diversas cores que possui e pela perfeição das suas folhas que parecem papel pintado. Originária das florestas tropicais da Amazónia no Brasil, foi descoberta pelo botânico (Francês) Philibert Commerson quando fez uma expedição ao Brasil por volta de 1760, este deu-lhe o nome de buganvília em homenagem ao seu companheiro de viagem Louis-Antoine de Bougainville. Foi trazida para a Europa onde se tornou famosa por ser uma planta exótica e de grande beleza

Esta trepadeira é conhecida por outros nomes: Três-Marias, flor de papel. É uma planta que gosta de solos ricos e deve ser adubada umas três vezes por ano. A luz é muito importante, pois gosta de apanhar sol algumas horas diárias na primavera e no verão para poder florir. A rega é semanal e moderada. No inverno perde as folhas brácteas ou modificadas e ficam apenas as folhas persistentes os troncos protegidos por fortes espinhos, ramificam todos os anos novos rebentos.

Renascerá na primavera com as folhas brácteas ou modificadas coloridas para atrair insectos, as belas e coloridas flores da buganvília não são exactamente as flores da planta são folhas modificadas que envolvem as verdadeiras e insignificantes florinhas de cor creme, que são compostas por três folhas de coloração viva e variada e com dimensões muito menores que as folhas comuns.

É a minha flor preferida tenho esta já há alguns anos está enleada no gradeamento da minha varanda enriquecendo a arquitectura da minha casa é uma planta agradável que atrai a atenção de qualquer pessoa. A minha varanda é um jardim florido que se mantém todo o verão, está repleta de flores parece uma pintura e é de facto uma maravilha da natureza.

Mariana (Sobral-Biblioteca)

1 comentário:

  1. Gostei muito do texto e das fotos..sou uma grande admiradora deste tipo de trepadeira!!

    ResponderEliminar