VISITANTES

terça-feira, 29 de março de 2016

O SONHO


O Sonho, mas o que será mesmo o Sonho? Quando somos novos temos tantos sonhos, sonhamos tanto, acordados… mas …
Fala-se tanto de sonhos, de projectos que gostaríamos de realizar(sonhos), de algo de que gostamos e que nos parece impossível alcançar (sonhos), de alguém a quem secretamente amamos mas que nos parece inatingível (sonhos), tantos, tantos sonhos que nos acompanham a vida inteira e nunca deixam de nos ir acontecendo enquanto ela nos for dando faculdades para isso! E ainda bem que assim é, pois são esses sonhos que nos dão estímulo e força para continuarmos a andar por esta estrada, sempre com a ilusão de alguma coisa de bom e agradável alcançarmos. E se não deixarmos de sonhar, se com convicção lutarmos por eles, muitos desses sonhos conseguiremos concretizar com êxito. Mas se ao contrário, não os
soubermos alimentar, lutar por eles com força e convicção para os conseguir realizar, então seremos uns falhados na vida. Se não formos nós a perseguir os nossos sonhos e não nos sentirmos derrotados desistindo deles logo à partida, nada nem ninguém por nós o poderá fazer.

Quantos há por aí que os têm, mas inertes, esperam (sonham) que outros
lutem por eles … bem podem esperar sentados …
Mas existe ainda um outro tipo de “sonhos”, aqueles que nos alimentam o espírito e a alma enquanto dormimos. Esses, são muitas vezes o reflexo de situações que nos acontecem durante o dia-a-dia e que ficam registadas no nosso cérebro, no nosso subconsciente. Mas também quantas vezes a dormir sonhamos com algum “sonho real” que temos na vida e que nunca acontece …
Enquanto dormimos, todos esses “registos do nosso subconsciente” se confundem e quantas vezes nos oferecem grandes momentos de uma felicidade etérea… que ao acordar, nos provoca uma enorme frustração por vermos que afinal não
passou de um sonho lindo … a realidade é bem diferente … mas fomos felizes enquanto sonhámos!
Outros, sonhos hilariantes e até por vezes patéticos, oferecem-nos momentos de brincadeira e riso saudável, que ao acordar nos proporcionam uma sensação de boa disposição… e chegam até a deixar-nos saudades de tão engraçados que foram!
E há ainda os pesadelos, sonhos que nos provocam situações perturbadoras e inquietantes que normalmente nos transtornam e atormentam. E quantas vezes como que maus presságios de acontecimentos futuros …
Mas todos eles, bons ou maus, realizáveis ou voláteis, o Sonho é algo que nos alimenta a vida inteira. Sem ele não temos objectivos, interesses, metas a alcançar e a vida tornar-se-á num marasmo …
E o cérebro que não sonhar enquanto dorme, decerto estará doente, pois sonhar faz parte do ser humano, é o alimento da alma, do espírito!
O sonho comanda a vida” e sem ele, ela não tem sentido nem beleza. Continuemos pois a sonhar enquanto a vida nos for dando essa faculdade.
Lourdes Henriques
 

2 comentários:

  1. Minha querida amiga Lourdes,
    Muito interessante este seu texto.
    É muito importante enquanto seres humanos ter-mos sonhos,trabalhar para que a sua realização seja possível, e não os deixar-mos morrer.
    Afinal,sonhar alimenta a alma e dá sentido à vida.
    No entanto, por vezes temos sonhos que a sua concretização não está ao nosso alcance, depende de outras pessoas. Resta-nos continuar a sonhar e esperar pela sua realização.
    Gostei de ler.
    Obrigada por partilhar.
    Receba desta sua amiga um beijinho grande.
    Rosa santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida amiga Rosa por ter tido a paciência de ler, comentar e ter gostado do que escrevi.
      Por vezes dá-me para analisar e escrever sobre os sentimentos e atitudes dos humanos. Desta vez foi o Sonho, talvez apareça mais algum ...
      Aceite um grande xi-coração e beijinhos desta sua amiga
      Lourdes.

      Eliminar