VISITANTES

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Azulejos no Sobral de Monte Agraço (o meu olhar)





É curioso como por vezes somos surpreendidos por coisas que sempre estiveram no sítio mas que olhando não as vemos.
Este conjunto de fotos foi captado nas ruas do Sobral. Certamente haverá muitos mais azulejos. Estes foram os que foram alvo num percurso de puro gozo.
Tenho a certeza que eles transportam uma história, de estético gosto, de conveniente gosto, de tradição ou novo riquismo até, sei lá...
Não pretendo investigação mas somente constatação. Aos historiadores aos sociólogos o papel de interpretação. A mim a mera observação.
Hoje são azulejos, amanhã poderá ser uma outra coisa qualquer, esteja eu desperto!

 








Afonso Faria

3 comentários:

  1. Alguns azulejos são bem bonitos, como por exemplo do ex matadouro municipal e outros bem antigos.
    Porém alguns horrorosos, como por exemplo os da fachada da minha casa,onde superou o mau gosto do meu querido pai. Ainda não os tirei
    porque tenho tido outras prioridades e o dinheiro não abunda.
    Enfim pior estão as pessoas que não têm casa onde habitar a minha é feia, mas é minha. Foi uma herança e estou grata por isso, o meu pai que me desculpe por este desabafo, lá onde quer que se encontre, desejo eu em paz.
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. Esta é de facto uma colecção de azulejos dignos de registo. Há por aí muitos igualmente bonitos, outros, nem tanto. Os azulejos são algo que, na minha opinião, embelezam e dão muita graça aos locais onde são colocados, Também eu já tive uma propriedade onde foram colocados vários painéis a meu gosto, pois é uma decoração de que gosto muito.
    E tem razão ao dizer que por vezes passamos e não vemos a beleza do que nos cerca. Mas há sempre um dia que estamos mais atentos. Obrigada pela partilha.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Azulejos, todos com a sua beleza e história, mas alguns devido às suas figuras e rendilhados, podem ser considerados verdadeiras obras de arte.
    Obrigada pelo seu olhar atento, e pela partilha mais uma vez.
    Um abraço
    Rosa Santos

    ResponderEliminar