VISITANTES

domingo, 6 de julho de 2014

UM PARAÍSO À NOSSA BEIRA


A modernidade e a ganância dos homens têm exigências que muitas vezes acabam por destruir locais saudáveis e belos outrora habitados, tirando-lhes as suas características e belezas naturais ao transformá-los em locais ditos de turismo, onde se constroem grandes empreendimentos e condomínios modernos, apelativos ao turismo de luxo de quem tem possibilidades para dele usufruir. Em nome da evolução, trata-se muitas vezes mal a natureza e vão-se destruindo os vestígios do passado, colocando muitas vezes em seu lugar grandes mamarrachos de betão armado, sem beleza, onde as pessoas vivem muitas vezes como que “encaixotadas” em apartamentos.
Mas felizmente nem sempre é assim. Ainda há locais que estão preservados.
Exemplo disso é a ALDEIA DA MATA PEQUENA, no Concelho de Mafra. Uma velha aldeia com casas abandonadas, que uma pessoa que ama Portugal tem vindo a adquirir na sua maioria. As casas velhas e abandonadas vão sendo restauradas, tentando tanto quanto possível preservar, manter, melhorar e alindá-las, sem contudo lhes tirar as características primitivas. Não falta também o local para o Jogo da Malha ou também chamado de Chinquilho, diversão dos homens de antigamente nas aldeias, principalmente aos fins-de-semana.
Também árvores que arrisco mesmo a dizer centenárias, foram tratadas e dos seus velhos troncos renasceu nova vida, muito particularmente oliveiras. Uma vida sã, tranquila, sem poluição, onde contudo não falta a comodidade da água canalizada e luz eléctrica, essenciais para a vida moderna.
E não ficou esquecido um café na aldeia, onde se pode também petiscar.
Até alguns animais, poucos, característicos da vida rural, têm direito a esta paz e sossego. Não falta um Pavão, um Cavalo, Cabrinhas, inclusivamente um Porco afável e muito meigo, que pede carinho e nos afaga como se de um cão se tratasse.
Felizmente que ainda vai havendo quem ame a sua terra e que invista na preservação da natureza, sem causar danos nem destruir o paraíso natural que nos foi oferecido.
Bem-haja quem assim pensa e contribui para que ele não acabe.
Lourdes Henriques

2 comentários:

  1. Olá amiga Milú
    Vamos em busca de paraisos! Á melhor vida? P'ra jã, não!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Minha boa amiga Lourdes,
    Parabêns pelo seu intessante texto. Gostei muito.
    Apesar de se encontrar situado aqui tão perto, não conheço este pequeno "Paraíso" rodeado dos encantos da natureza. Contudo, à algum tempo atrás tive a sorte de ver uma reportagem sobre este belo local.
    O facto de ver que aquelas casinhas mantêm os seus traços iniciais, que os seus interiores estão decorados como antigamente, onde entre outras coisas não faltam as airosas cortinas de chita, deixaram-me maravilhada.
    Estas imagens trouxeram-me à memória outras que tão bem conheci.
    É bom saber que existem pessoas dispostas a preservar estes locais onde se respira saúde,e que belas férias devem proporcionar!...
    Obrigada
    Um beijo
    Rosa Santos

    ResponderEliminar