VISITANTES

terça-feira, 6 de maio de 2014

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora



Este ano o Dia da Mãe no Sobral foi um dia especial. Coincidiu com a Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, Mãe de Jesus e Nossa Mãe do Céu.
Sei que nem todas as pessoas acreditam nesta crença, mas há que respeitar as ideias de cada um, para que nos respeitem a nós.
Por motivos pessoais, não me foi possível acompanhar todo o percurso desta “visita”. Não vou fazer uma descrição exaustiva da parte religiosa. Apenas um pequeno apontamento do pouco que presenciei, que chegou para poder testemunhar que o povo, apesar das crises, dos desenganos, das doenças, tem a sua Fé, acredita e participa activamente. E costuma-se dizer que “A Fé move montanhas” …
Confesso que gostei de ver o calor e entusiasmo com que os Sobralenses aceitaram e receberam esta visita tão especial. Montras decoradas com imagens da
Nossa Senhora, com muitos arranjos florais compostos por flores azuis e brancas, as cores a Ela atribuídas. As varandas dos prédios também ornamentadas com decorações de todos os feitios, e com colchas brancas, também muitas delas decoradas com as ditas flores, tudo ao gosto dos residentes nos respectivos apartamentos.
Senti algo de magia, como se uma paz interior se apoderasse de mim. Confesso que me emocionei ao ver chegar a procissão com os estandartes de muitas localidades, entoando hinos de Fé à Virgem. Para quem acredita, esta é uma jornada de Fé. Não a percamos pois todos nós, e quem sabe Nossa Senhora continue a proteger Portugal das guerras, dos desastres ecológicos e catástrofes em que a mão do homem é completamente impotente.
Que Ela nos venha trazer a Paz que Portugal e o Mundo tanto precisam …
Lourdes Henriques

2 comentários:

  1. Minha querida amiga Lourdes
    Gostei muito da maneira como descreveu tudo o que presenciou acerca da passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima pela vila do Sobral.
    A exemplo do que aí aconteceu, tambem Pero Negro a recebeu com muita Fé e emoção numa cerimónia muito bonita.
    Tal como aí, muitas flores azuis e brancas aqui foram feitas e distribuidas por todo o lado, assinalando a sua passagem.
    No entanto, acho que para além das janelas e ruas engalanadas, o mais importante é abrir a porta dos nossos corações, e Recebê-la com muito AMOR e HUMILDADE. Pedindo-lhe tambem para que ao passar por todas as aldeias e vilas que veio visitar nos deixe um rasto de PÁZ, AMOR e ESPERANÇA num mundo melhor.
    Um beijinho
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  2. Confesso que fiquei admirada com a adesão que esta vinda da imagem de Nossa Senhora provocou no Sobral
    Confesso que não gosto muito de procissões ou manifestações do género.
    Como católica achei que devia participar e participei em tudo o que me foi possível
    Confesso até que me comovi com atitudes que presenciei e que me escandalizei também com outras pois há pessoas que vão numa procissão a falar de tudo,menos no acto em que estão a fingir que participam
    Não tenho o direito de julgar nem censurar,porque cada um só é respon-
    sável pelos seus próprios actos.
    Felizmente que longe vão os tempos em que se queria impor só aquilo que alguns pensavam sem respeito pelos outros.
    Foi bonito de se ver, agora só desejo que produza alguns efeitos positivos no concreto das inquietações de muitos corações aflitos e amargurados.
    Que o Sobral e os concelhos vizinhos,possam ter reflectido na Mensagem que a imagem nos trouxe. Manuela

    ResponderEliminar