VISITANTES

terça-feira, 29 de abril de 2014

Os velhos, a Internet e a depressão!

Aposentados que usam a Internet são menos propensos a sofrerem de Depressão


23 de abril de 2014
NOVA YORK (Reuters Health) - Os americanos mais velhos que passaram regularmente algum tempo on-line foram cerca de um terço menos propensos a sofrer de depressão em comparação com colegas que não usam a Internet.
"O maior impacto de depressão era na verdade nas pessoas que viviam sozinhas, por isso realmente se sugere a conexão com os outros, eliminando o isolamento e a solidão ", disse a principal autora do estudo, Shelia Cotten.
A depressão afecta cerca de 8% dos americanos com mais de 50 anos de idade (entre 5 e 10 milhões de pessoas) dizem os autores nas revistas de Gerontologia: Série B.
Os adultos mais velhos são muito mais propensos a sofrer de depressão, solidão e isolamento social do que as pessoas mais jovens, disse Cotten à “Reuters Health”.
Uma investigadora na área dos media, telecomunicações e informática na Universidade Estatal do Michigan, em Lansing Este, quis ver se, colocando os idosos online, poderia reduzir aquele risco.
Cotten e os seus colegas analisaram respostas reunidas ao longo de seis anos pela Saúde e Aposentadoria dos EUA num grande estudo populacional que incide sobre as transições que americanos atravessam quando se aposentam. Os dados cobriram 3.075 homens reformados e mulheres que não vivem em lares de idosos.
Os pesquisadores identificaram a depressão através de respostas a um questionário de oito itens e, aos participantes da pesquisa, foi perguntado directamente sobre o uso da Internet para e-mail ou quaisquer outros fins.
Cerca de 30% dos participantes eram utilizadores da Internet. Quando os pesquisadores compararam os índices de depressão, chegaram à conclusão que pessoas que iam à Internet tinham uma probabilidade 33% menor de depressão em comparação com aqueles que não iam.
O estudo não examinou o quanto as pessoas usaram a Internet nem analisou os efeitos de tipos específicos de uso da Internet, apontou Cotten. Contudo, em estudos anteriores, os resultados sugerem que os adultos mais velhos estão mais interessados em comunicar com a sua família e amigos, geralmente por e-mail, disse Cotten.

Ela explicou que muitos adultos mais velhos têm problemas de mobilidade e de saúde que os impedem de viajar e visitar a família. Porém, ser capaz de usar e-mail para ver fotos de seus filhos, netos ou mesmo bisnetos pode ajudá-los a ficar em contacto.
"Eu incentivo realmente as pessoas a ajudar os seus entes queridos mais velhos a ficar on-line e não assumir que isso já não é para eles, porque não é ", disse ela.
Cotten acrescentou que a aprendizagem pode não ser tão facilmente absorvida pelas pessoas mais velhas como o é pelas crianças, mas a sua pesquisa mostra que os indivíduos nos seus 80, 90 e até mesmo 100 anos ainda podem aprender a usar os computadores e a Internet.
Os filhos adultos que estão a pensar em iniciar os seus pais on-line devem pensar sobre
o interface a usar, diz Cotten. Os adultos mais velhos podem preferir tablets em vez de computadores portáteis ou desktop regulares, porque os tablets são mais fáceis de usar e muito mais portáteis.
"Comece de forma muito simples, que eles entendam que não vão quebrar a tecnologia, e que, se algo acontecer, você pode ajudá-los a corrigi-lo ou alguém pode ajudá-los a corrigir isso ", disse Cotten.
"Tem de ir um pouco mais devagar do que iria com alguém mais novo e enfatizar mesmo a repetição. Ponha-os a praticar o envio de e-mails para membros da família ou para amigos, ou ir online à procura de coisas diferentes. Prática é a chave", disse ela.
Assim que os maduros começarem a ver quão útil a Internet pode ser na vida deles, você tê-los-á "no anzol", acrescentou Cotten.
É na forma como eles vão vê-la integrada nas suas próprias vidas e na sua utilidade para eles que os vai ajudar a mantê-los online”, realçou Cotten.

FONTE: http://bit.ly/1fkzarN
J Gerontol B 2014.
Informação em Saúde Reuters © 2014
Estudo: Aposentados que usam a Internet são menos propensos a sofrerem de Depressão.

  Medscape . 22 de abril de 2014 .

3 comentários:

  1. Esta é uma informação muito interessante e útil. É pena que não seja lida por pessoas que nos apontam o dedo, criticando quem gosta de aprender e desenvolver os seus conhecimentos nestas novas tecnologias.
    Também acho que a pesquisa na internet ajuda a manter a mente activa e desperta. Há que lutar contra a apatia e inércia que muitas vezes se apoderam dos idosos, tranformando-os em seres parados que se sentem a mais e apenas ficam à espera da morte.
    Bem-haja que ajuda a despertar as mentes,
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  2. Concordo, mas como tudo na vida deve ser utilizada com peso e medida.
    Também é bom andar, sorrir e dar uma boa gargalhada de vez em quando, mesmo que seja de nós próprios, dos nossos esquecimentos e das nossas dificuldades.. Vá lá dêem uma boa gargalhada. Manuela

    ResponderEliminar
  3. Estou inteiramente de acordo com este estudo. Tambem penso que a internet é uma forma de, para além de adquirir conhecimentos, manter a mente em desenvolvimento. O que é extremamente saudável, direi mesmo, uma verdadeira terapia. Afastando assim, a possibilidade de depressões, sempre tão dolorosas.
    É pena que nem todas as pessoas tenham acesso a estas novas tecnologias.
    No entanto, existem muitas formas de ocupar o tempo de uma forma activa e interessante. Basta sentir motivação.
    O importante é contrariar a tendência de ficar sentado/a no sofá esperando que a morte chegue.
    Um abraço
    Rosa Santos

    ResponderEliminar