VISITANTES

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Adoráveis velhos!




Nesta caminhada que tenho feito acompanhando e sendo acompanhado pelos velhos nas áreas limítrofes à minha actual residência, há já aguns anos, sou surpreendido com manifestações de arte, magníficas afirmações de vontade de viver .

A Luísa é minha aluna de informática. 
Transporta os seus oitenta e muitos apoiada na sua fiel bengala, transporta, não carrega!
Reformada há já alguns anos, sorriso contagiante, olho claro e maroto, surpreendeu-me com estas belas peças de sua execução. Explicou-me todo o seu processo e em cada nuance uma chama de entusiasmo!
Estes pequenos trabalhos são fáceis de transportar feitos em tecido, estanho e outros materiais.
Outros, de maior dimensão ficaram em casa e foram mostrados em fotos.




Mente activa, aceitando as suas limitações, de uma forma humilde testemunha a sua sabedoria que não se importa partilhar. 
Pena não haver mais Luísas dispostas a ensinar, pena que não haja outros com humildade de receber ou proporcionar estas partilhas.

Quando observo o arrastar penoso de muitas vidas  de idades "pseudo" avançadas, lembro-me da Luísa e do seu percurso. Muita contrariedade, muita batalha...

Há tanto talento, tanto desejo de afirmação escondido e acima de tudo não assumido. 
Gostaria de contrariar ou ver contrariado este ficar passivamente sentado no banco da estação à espera do combóio da morte!



Afonso Faria

2 comentários:

  1. Lindos trabalhos, abençoadas mãos e mente que proporcionam a uma pessoa de idade avançada executar peças artísticas com tanta beleza e delicadeza.
    Quero enviar à Luisa os meus PARABÉNS e votos de que continue a fazer peças destas durante muitos anos. Obrigada pela partilha.
    Ao professor Afonso o meu obrigada por nos mostrar como só é velho quem quer. Se a mente deixar e a mobilidade também, a velhice fica esquecida ...
    Um abraço para os dois.
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  2. Quero "FELICITAR" a Luísa, permita-me que a trate assim, pelos seus lindos trabalhos.
    Considero serem de grande beleza, feitos com muita dedicação, paciência e muito amor.
    É de louvar esta Senhora por, lá bem no alto dos seus oitenta e alguns anos ter sentido o gosto e interesse pelo "bichinho" da Informática.
    Isto só vem provar que só é velho quem quer, a idade não é desculpa para não fazer o que se gosta. Ela só existe na mente das pessoas.
    Quero desejar-lhe muita saúde,e que DEUS a ajude a prosseguir a sua caminhada."PARABÊNS pela sua força.
    Obrigada Sr. Afonso, por descubrir e partilhar estes talentos. Estou certa que muitos outros existirão.
    Um Abraço
    Rosa Santos

    ResponderEliminar