VISITANTES

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Destaque 15


Estamos a publicar neste espaço pequenos resumos biográficos de pessoas de qualquer idade que, nascidas ou residentes no Sobral, conseguiram que os seus nomes “saíssem” do Concelho, por algum feito realizado no domínio das letras, das artes, da ciência, do desporto. Se não fosse excesso de pretensiosismo, diria que estamos a cantar “aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, citando Camões. Mas é isso que desejamos que venha a acontecer… Colabore connosco, escrevendo para sobral.senior@gmail.com indicando-nos o nome e contacto de alguém que julgue merecer integrar esta galeria ou, se for o caso e preferir, enviando-nos a própria biografia.



E o destaque de hoje vai para …
 Monteges
equipa de natação da Piscina Municipal




No Destaque 3, respeitante a Rafael Gil, demos conta de que na Piscina de Sobral de Montagraço existia uma equipa de natação federada, participando nos diversos torneios e campeonatos que no País se realizam. Foi aí que Rafael Gil “nasceu” para os êxitos, que continuaram depois que se mudou para o Amorense. E Rafael … “recorda com prazer a equipa da Monteges e o seu treinador Humberto Marques, a quem muito fica a dever a sua evolução desportiva, e mesmo o seu currículo”.

Essa equipa, formada no ano de 2005/06, ainda existe, e desenvolve a sua actividade competitiva um pouco por todo o País. Teve a sua primeira participação nos Campeonatos Nacionais de Natação de 2006/07, em Faro, com a nadadora Ana Franco. Nos campeonatos de 2010, obteve uma medalha de prata por Rafael Gil. E em 2011, o mesmo atleta, representando ainda a Monteges, foi campeão nacional no concurso de “Nadador Completo”.

Em 30 de Julho de 2011, a equipa criou mesmo um blogue, http://tubaroesagrestes.blogspot.pt/, onde vem dando conta de si…A primeira prova relatada no Blogue são os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal, realizados na Póvoa de Varzim, com a presença de 664 nadadores de 92 clubes. A equipa teve aí dois atletas, Rafael Gil e Patrícia Jerónimo, tendo obtido, como melhores resultados, um 33º e um 52º lugares absolutos, respectivamente.

Depois da saída de Rafael Gil, a equipa continuou a competir sempre que as circunstâncias o permitem. Para os menos familiarizados, importa dizer que só podem inscrever-se e participar nos campeonatos nacionais e regionais aqueles atletas que, em torneios anterioes, tenham obtido os resultados “mínimos” definidos pela Federação Portuguesa de Natação ou pela Associação de Natação de Lisboa. Além da “natação pura”, em piscina, a equipa participa também em competições de “águas abertas”, em baías, rios ou travessias…Tem quatro escalões de atletas, em função da idade: infantis, juvenis, juniores e seniores.

Neste momento, a equipa conta com 15 nadadores, treinados como sempre por Humberto Marques. Embora uns se destaquem mais que outros, merecem todos que os seus nomes sejam aqui mencionados, todos eles levam o nome do Sobral por esse País fora … Joana Sales Amaral, Mariana Bento Ricardo e Francisco Valverde Mateus – Infantis B; Bruna Lourenço Rodrigues, Beatriz Ferreira Pinto, Daniela Eleutério Correia e Tatiana Henriques Simões - Infantis A; João André Duarte – Juvenil B; Edgar José Mateus, Inês Alexandra Jerónimo e Ruben Miguel Paulino – Juniores; Joana Filipa d’Além, Patrícia Alexandra Jerónimo, Diogo Ferreira Pinto e Simão Alexandre Ribeiro – Seniores. Saliento que Simão Ribeiro e Diogo Pinto estão na equipa desde a sua formação há 8 anos.

Não seria possível divulgar aqui todos os resultados com que estes jovens sobressaíram. Eis um ou outro mais relevante: em 10 de Junho de 2012, no Torneio Inter-Regional de Especialistas, em Rio Maior, Patrícia Jerónimo e Inês Jerónimo obtiveram medalhas de ouro, e Simão Ribeiro uma de prata; em 12 de Julho, nos Campeonatos Regionais Absolutos de Lisboa, em Algés, a equipa conseguiu três medalhas: uma de prata e duas de bronze; em 30 de Setembro, na Travessia dos Templários, águas abertas, em Tomar, “foi” medalha de prata na classificação geral por equipas; em 7 de Outubro, na Travessia de Sesimbra, Patrícia Jerónimo obteve a medalha de prata. Já este ano, em Março, nos Campeonatos Regionais Infantis, em Setúbal, Daniela Correia obteve um 2º lugar, a que se juntaram um 4º e um 5º lugares em estafetas (equipa). E no dia 6 de Abril, no Torneio Regional de Natação com Barbatanas, em Sines, Beatriz Pinto foi Vice-campeã, Inês Jerónimo e Patrícia Jerónimo conseguiram duas medalhas de ouro cada e Ruben Paulino uma de prata e uma de ouro…

Resta esperar que os “deixem” continuar a progredir; eles aí estão prontos a escreverem o nome do Sobral com letras de ouro.

José Auzendo

4 comentários:

  1. Quero felicitar a equipa de natação da Piscina Municipal do Sobral de Monte Agraço, pelo empenho que tem tido em levar o nome do Sobral para fora deste pequeno cantinho do Oeste.
    Uma equipa de jovens talentos que merecem ser incentivados e apoiados pelas autoridades competentes, pois num contexto nacional em que todos os dias nos surgem "surpresas negativas", julgo que é de Louvaar e Destacar estes pequenos "heróis" que divulgam o nome do Sobral de uma forma tão positiva e bonita. Medalhas de Ouro, Prata, Bronze, classificações de relevo, tudo isso são notícias para nos alegrar e mostrar que afinal ainda há muita coisa de louvar neste nosso país.
    Desejo Muitas Felicidades a este grupo e que as entidades responsáveis possam continuar a dar o apoio e assistência que todos necessitam e bem merecem.
    Parabéns Queridos Jovens.
    Ao Auzendo um agradecimento especial por continuar a divulgar e mostrar o que deveria de ser noticiado e que muitas vezes fica no rol do esquecimento ... Bem-haja.
    Lourdes.

    ResponderEliminar

  2. Lourdes

    Eu sei que devia dizer isto por mail pessoal ... mas, bravo, saúdo a "inovação".

    E regresso, que isso é que aqui interessa, às surpresas positivas que estes jovens são: eles e o treinador. E os pais ... que isto também lhes acarreta despesas e exige-lhes apoio.

    Auzendo

    ResponderEliminar

  3. Gosto sempre de ouvir ou ler boas e bonitas coisas que se praticam no Sobral, e, através dos textos do professor Auzendo, tenho tomado conhecimento de actividades, pessoas e grupos que desconhecia e outros nem me lembrava. É o caso deste grupo de atletas que integram a equipa da Monteges; sabia que existia, sabia de algum dos seus êxitos, mas neste momento até pensava que já tinha acabado… Santa ignorância e que merece um longo castigo, pois a verdade, verdadinha, é que a Joana Filipa, minha muito querida sobrinha-bisneta e de quem eu tanto gosto e a sua mana Bruna fazem parte desse grupo de atletas.
    É preciso, como diz o professor, que esta actividade não se perca e que a “crise”, além de outros problemas, não venha afectar a continuidade do trabalho destas crianças e jovens atletas e que um dia, alguns deles possam saltar para a “ribalta” da natação.
    Para todos os desejos de sucessos e que pratiquem a modalidade com respeito pelos companheiros e pelos adversários: o desporto deve ser sobretudo uma união. Competir, além de participar, é também fazer o seu melhor …
    Maria Alexandrina,

    ResponderEliminar
  4. Fico feliz por saber que, num mundo onde existem tantos perigos para crianças e jovens, haja tantos interessados em ocupar os seus tempos livres a fazer algo tão importante e saudável como é o desporto, quer seja natação, ginástica, atletismo e tantas outras modalidades. Apesar da correria que se vive nos dias de hoje, é de louvar a disponibilidade dos Pais destes jovens, quer a nível de tempo, quer financeiro, sim, porque tudo isto envolve muitos custos mas, vale a pena o investimento.
    Na minha modesta opinião, penso que, a melhor herança que podemos deixar aos nossos fihos, é sem dúvida a sua educação e formação.
    Parabêns a todos estes jovens que fazem parte da natação da piscina do Sobral, pelos êxitos
    alcançados,e força para continuarem, para que possam levar bem longe o nome do nosso Sobral.
    Quem sabe, um dia, além fronteiras.
    Um muito obrigada ao Amigo Auzendo por dar a conhecer estas actividades tão importantes, das quais, confesso a minha ignorância, não tinha conhecimento.
    Rosa Santos

    ResponderEliminar