VISITANTES

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia Mundial da Poesia



A 21 de Março de todos os anos é celebrado, ao redor de toda a Terra, o Dia Mundial da Poesia. Foi criado no âmbito da XXX Conferência Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) em 16 de Novembro de 1999. Este Departamento está sediado em Paris.
O seu maior propósito é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia em todo o mundo, como forma de estímulo, conservação e preservação da identidade e especificidades dos vários povos, estimulando a riqueza que essas diferenças, quando utilizadas de forma inclusiva e sem preconceitos, podem ajudar a manter a paz e a colaboração entre todos os Povos.
Feito este pequeno resumo sobre as razões institucionais deste Dia Mundial, afinal mais um entre vários outros que se vão sucedendo ao longo do ano, gostaríamos de vos transmitir as razões mais intimistas porque decidiu o Núcleo de Iniciação às Artes Cénicas celebrar este dia.
Sendo um grupo de pessoas que sentem encontrar prazer no visionamento, leitura e ensaio de histórias, poemas e pequenos quadros teatrais, bem como ter estas actividades em grupo, podendo assim partilhar conjuntamente esse espaço semanal de amizade e convívio, pensou que poderia ser interessante aproveitar esse dia para dar a conhecer a possibilidade real de outros interessados se juntarem a nós.
A poesia é uma forma literária que, por excelência, transmite o sentimentalismo intrínseco de todo o ser humano, e que por isso mesmo é uma forma de inter-relação que tem representação em todas as classes sociais. Esta forma escrita tem sido ao longo de séculos um verdadeiro testemunho da identidade dos povos e suas gentes. Cada povo tem os seus poetas, sejam populares ou eruditos, mas todos eles nos deixam ensinamentos e conhecimentos que tornam mais compreensível a génese e o sentimento de cada País.
Pela nossa parte, orgulhosamente ricos em autores, bastará lembrar António Aleixo, Fernando Pessoa, Camões, Natália Correia ou Sofia de Mello Breyner, entre vários outros: com eles traçaremos um verdadeiro perfil da Gente Lusa.

Núcleo de Iniciação às Artes Cénicas
do Clube Sénior do Sobral

9 comentários:

  1. Obrigado pelo texto. Neste país de poetas é urgente a poesia.

    Catarina Gaspar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, isto não é uma "resposta", é uma saudação pela sua vinda a este "cantinho", e uma afirmação: a 6 de Abril, às 16 horas, lá estaremos, no Auditório Municipal do Sobral, saudando também a sua poesia, na apresentação do seu livro de poemas "A Esmeralda, o Rei". E ouso antecipar essa apresentação, transcrevendo aqui um lindo poeminha desse seu livro:

      "Guardei as tuas pétalas
      No tal sítio secreto.
      Quando doem as saudades
      Peço ao vento que me traga o teu perfume".

      Eliminar
    2. Catarina fiquei satisfeita com a noticia da sua vinda ao Sobral,já não era sem tempo.Lá estarei,pois gosto muito de houvir.
      Lisete

      Eliminar
  2. Desabafo da alma
    "Aos meus amores algures"
    Não consigo tocar-lhes. Contudo sinto as suas presenças.
    No bater das ondas...
    No cair da chuva...
    Nos objectos espalhados por todo o lado...
    Sonho convosco de olhos abertos e de olhos fechados.
    Sinto a vossa presença, o vosso cheiro o vosso
    sorriso...
    Nesses momentos estou menos só.
    Estendo os braços e não consigo abraçar-vos.
    Tanta saudade dum toque...
    Tanta saudade dum abraço muito apertado...
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. entendo muito bem este teu poema,gostava de saber o nome do autor,não me admirava que fosse teu.Um abraço
      Lisete.

      Eliminar
  3. Tenho que confessar que a poesia não é o meu "hobbie", pelo menos não toda a poesia. Mas é sinal de vitalidade ver cerca de 20 cidadãos, sobralenses seniores todos, levarem a cabo esta iniciativa, parece que muito a sério, empenhadamente.

    Remeto para a notícia ao lado direito desta página: não serão "vários poemas", pelo que sei: vão ser muitos poemas, muita música, muito espectáculo. Lá espero estar para ver, ouvir e ... participar se ... ousarem dar-me a oportunidade.

    Auzendo

    ResponderEliminar
  4. Os poetas são sonhadores, quem me dera ser poeta,,,Poder ver muito para além do que a minha vista alcança,,,Saber cantar o amor, a liberdade e a dor e neste Mundo saber viver com uma réstea de esperança.
    Amanhã lá estarei para comemorar o Dia da Poesia,escutando os nossos poetas.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  5. "Ser poeta é um estado de alma e não é poeta quem quer"!
    Estarei lá amanhã para ver, ouvir e comemorar o Dia Mundial da Poesia.
    Um abraço para todos os que quiserem participar.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  6. Costuma-se dizer que faz mais quem quer que quem pode, um aplauso antecipado por esta iniciativa. Este blogue e estes seniores são a prova disso. Continuem
    Adelaide

    ResponderEliminar