VISITANTES

segunda-feira, 18 de março de 2013

DIA DO PAI


Comemora-se amanhã, 19 de Março, o dia de S. José, dia que foi escolhido para se celebrar o DIA DO PAI.
A comemoração deste dia dedicado “AO PAI” data de 1910, nos Estados Unidos da América, embora conste que foi primeiramente evocada na Babilónia, há 4000 anos.
Por comparação ao dia da Mãe, o dia do Pai foi instituído para homenagear aquele que nos deu a Vida. Se a Mãe merece ser homenageada, o Pai não o merece menos.
É tradição neste dia, os filhos oferecerem uma lembrança ao pai.
Os mais pequeninos, que andam na escola ou em colégios, são ensinados, na maioria dos casos, a decorar um pequeno cartão feito de cartolina, dando asas às suas imaginações de crianças. E muitos apenas com uns simples lápis de cor, traçam uns riscos e arabescos que para eles representam o amor que têm pelo Pai ou pela família. E é com muito carinho que os Pais recebem e guardam, normalmente, essas pequenas e ingénuas relíquias dos seus pequeninos, que um dia mais tarde se deliciarão a ver as suas primeiras ofertas para o Pai, feitas pelas suas próprias mãozinhas de crianças.
E a tradição vai-me propagando de geração para geração.
É na verdade uma celebração muito justa e bonita. Quem dera que todos os filhos que ainda têm a felicidade de o ter vivo, se lembrem todos os dias que têm Pai… e não apenas no DIA DO PAI!...
Para os que como eu, já o perderam - (e já lá vão 41 anos) - elevem o seu pensamento numa saudosa recordação, lembrando o Carinho e Amor daquele que nos deu a Vida …

Lourdes Henriques.

7 comentários:

  1. OLÁ LOURDINHAS!!!

    DEIXO AQUI TAMBÉM O MEU BEIJINHO PARA OS PAIS DESTAS PAGINAS!!!

    DEIXO AQUI IGUALMENTE, O MEU COMENTÁRIO RESPOSTA PELA TUA VISITA AOS MEUS TRABALHOS RIBATEJANOS!!!

    OBRIGADO LOURDES!!!

    NA VERDADE FAZ PARTE DE UM PASSADO QUE FOI MEU E, POR ISSO MESMO EU COLOCO AQUI, FOI UM TRABALHO DIGNO QUE FIZ DURANTE ALGUNS ANOS, ONDE BRILHARAM MAIS A ENTIDADE COLETIVA PARA A QUAL TRABALHEI, MUITO E SEMPRE GRACIOSAMENTE E COM MUITO GOSTO!!!
    AS FOTOGRAFIAS DOS JOVENS COM QUEM TRABALHAVA E QUE MERECEM ESTAR NO CONJUNTO DE TRABALHO APRESENTADO TAMBÉM, E QUE MERECEM FAZER PARTE DESTE MEU ESPAÇO EM LOUVOR AO NOSSO RIBATEJO!!!

    1 BEIJINHO AMIGA!!!

    ATÉ SEMPRE!!! LÍDIA



    ResponderEliminar
  2. Sem duvida, as ofertas mais valiosas,
    são as oferecidas com amor genuíno!
    De que valem "riquezas", se não demonstrarem
    os verdadeiros afectos, ocas de sentimento?

    Beijinhos do Filho Velho

    ResponderEliminar
  3. Amiga Milú
    É sempre interessante o seu trabalho, eu vou de certo modo o meu "ver"..
    O dia do Pai que é recordado pelos filhos "grandes"e a presença "ausente" da saudade....os filhos pequenos tem doçura da idade e a presença constante do amor do Pai, demonstam ternamente com desenhos feitos por eles ...Falta o Pai do "meio"...tenho a ideia que fica mais esquecido...só por uns tempos....Será ?

    beijinhos da
    luisa

    ResponderEliminar
  4. Olá Lourdes,
    Muito bonita a homenagem que você deixou aqui para os pais :)
    Aqui também, as criancinhas fazem os bilhetinhos para entregarem aos seus pais. E sempre é um mimo, fazem com tanto carinho, né?
    Só que aqui no Brasil, o dia dos Pais é em agosto, e eu nunca tinha entendido o porquê, então fui pesquisar, e olha o que achei:

    "No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Essa data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais."

    É pena que seja por motivos comerciais, por isso é que devemos nos lembrar todos os dias, você tem razão. Eu perdi o meu pai há 14 anos, mas não teve um dia em que não me lembrasse dele...e até sempre será assim. Sinto muito a falta dele.

    Um beijinho prá você e aproveito para deixar um beijinho à todos os pais deste cantinho :)

    Cida Vasconcellos

    ResponderEliminar
  5. "É tão bom ser pequenino,ter pai, ter mãe, ter avós", e acrescento é tão bom recordar os pais não só neste dia, mas em todos dias do ano. Por incrivel que parece eu tive dois pais, um biológico outro do coração, ambos já partiram há muitos anos para quem não é filha, porque para mim eles estão todos dias presentes.
    Felizmente a minhas filhas ainda podem dar um beijo ao pai...
    Tal com a D. Cida eu felicito todos os pais deste cantinho e de todos os cantinhos, desde que sejam uns bons pais...
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  6. Queria deixar a minha homenagem a todos os pais, aos biológicos, e àqueles que não o sendo, cuidam e amam como se o fossem.
    Para o meu pai, que me ensinou a não desistir perante as dificuldades, e que sempre me acompanhou ao longo do meu percurso, aqui fica a minha Homenagem. Adoro-te paizinho!!
    Marina Henriques

    ResponderEliminar
  7. Olá Milu
    Gosto muito de ler os seus artigos.
    Bem escritos, simples e sempre com uma lição de amor para nos fazer pensar e guardar
    Bom Dia do Pai
    Um beijinho amigo
    Landa

    ResponderEliminar