VISITANTES

sábado, 23 de março de 2013

Destaque 13

Estamos a publicar neste espaço pequenos resumos biográficos de pessoas de qualquer idade que, nascidas ou residentes no Sobral, conseguiram que os seus nomes “saíssem” do Concelho, por algum feito realizado no domínio das letras, das artes, da ciência, do desporto. Se não fosse excesso de pretensiosismo, diria que estamos a cantar “aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, citando Camões. Mas é isso que desejamos que venha a acontecer… Colabore connosco, escrevendo para sobral.senior@gmail.com indicando-nos o nome e contacto de alguém que julgue merecer integrar esta galeria ou, se for o caso e preferir, enviando-nos a própria biografia.

E o destaque de hoje vai para … 

 Maria do Rosário Baião - Pintora em seda


Maria do Rosário Martins João Simões Baião nasceu em 1958 no Lobito, Angola, onde viveu até aos 17 anos, vindo então para Portugal. Depois de viver 25 anos em Oeiras, mora agora em Sobral de Monte Agraço, no Outeiro, desde o ano de 2009. É aqui que tem o atelier, onde, sempre que pode, cria e pinta as suas sedas, tanto para expor em galerias, como para usar como acessórios de moda.
Escolheu o nome artístico e assina ZAZY, baseado numa palavra africana. Herdou o dom da pintura da Mãe, já falecida. Não tem formação académica na área da pintura, é uma autodidata, embora tivesse frequentado alguns ateliers e tivesse tido aulas particulares (poucas) com uma amiga, uma pintora polaca residente no nosso país. Começou a pintar em 1995, a óleo. Pintou muitos quadros, mas nunca os comercializou: oferecia a amigos, e alguns ficaram como recordação.
Mais tarde, com o filho criado, começou a sentir um vazio, e decidiu voltar à pintura, mas desta vez além de pintar quis também vender o que fazia. Embora pense que o dinheiro não é tudo na vida, precisava dele para pintar, e iniciou-se na pintura em tecido. O começo foi muito interessante: viu na TV duas senhoras que se juntaram e criaram uma linha de pintura para t-shirts que estava a ter um grande sucesso e decidiu fazer o mesmo. Comprava as t-shirts nas lojas dos chineses, pintava-as e vendia-as. Ao fim de algum tempo, as solicitações eram tantas que teve de arranjar um fornecedor para poder pintar e comercializar as t-shirts a um preço apelativo. Mostrou os seus trabalhos no programa da RTP Praça da Alegria, ganhou um prémio da revista “Bricolage” e esteve em várias feiras da especialidade: Natalis, Marinha Grande, S. Pedro de Moel, Bucelas, etc.
Até que, por mero acaso da vida, encontrou em Portugal uma antiga colega de escola, angolana, que não via há 30 anos, ligada lá ao artesanato. Perguntou-lhe se ela não estaria interessada em vender em Angola as suas t-shirts. A resposta deixou-a estupefacta: pinta-me motivos africanos em seda. Mal sabia o que isso era, mas lá começou e foi um sucesso: tinha começado, para Maria do Rosário, o seu verdadeiro caminho.

Em 2010, fez a sua primeira exposição na Casa da Cultura dos Olivais, a que se seguiram muitas outras: no Hotel Júpiter, em Portimão, Hotel Tropicana, em Luanda, no casino da Figueira da Foz, na Galeria Municipal de Sobral de Monte Agraço , nos restaurantes Barra do Quanza, em Lisboa, e Elevador de Santa Justa e no Hotel Praia Azul…E na Galeria do Pelourinho em Óbidos, onde esteve dois meses. Foi em Óbidos que a sua pintura em seda deixou de ser essencialmente com motivos africanos, passando a ser réplicas em seda de trabalhos de Josefa D´Óbidos, “com o meu olhar africano”. A esta exposição foi dado o nome de “TELAS EM SEDA DE JOSEFA DE ÓBIDOS” .
Já este ano, esteve no programa A Tarde é sua, da TVI, foi entrevistada para a revista Cajú do semanário Sol, e viu trabalhos seus publicados na Revista Poggenpohl, (pags. 8-9). Presentemente, tem obras suas a decorar quartos do Hotel Vila de Óbidos, vila onde tem exposições permanentes no Museu Municipal de Óbidos e no Museu Abílio de Mattos Silva. Pinturas suas estão à venda em Lisboa, ao lado da Casa dos Bicos, na Aromas & Handicraft; e no Sobral, na InStaff, de Dina Costa. Pode ver mais em https://www.facebook.com/EspacoDeArteEmSeda.
Uma história de sucesso, inspiradora, devida ao talento, mas também ao saber aproveitar os acasos e os encontros e os desencontros da vida…

José Auzendo

4 comentários:

  1. Parabéns Maria do Rosário pelo seu Talento e Sucesso.
    Não basta ter talento, é preciso saber dele tirar partido. E a Maria do Rosário, com a sua audácia, conseguiu chegar ao Sucesso. Parabéns pela sua Força e Coragem e que continue sempre a conseguir atingir os seus objectivos.
    Um obrigada ao Amigo Auzendo por nos trazer mais um talento a este nosso Blog. Obrigada também ao Professor Afonso pela sua disponibilidade e empenho na manutenção e melhoria deste blogue.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  2. Para mim é um grato prazer ler estes textos do professor Auzendo que me dão a conhecer gente com tanto talento. E eu, como para artes não tenho jeitinho nenhum, ao ver e ler esta autodidacta …até me comovo.


    Assim como não tenho jeito para as artes, também não percebo para poder discutir o que é arte e o que não é, mas tenho olhos felizmente, e tenho o meu gosto, sei do que gosto e do que não gosto, e estes trabalhos, que já tinha tido o prazer de ver, são aos meus olhos de tal beleza e perfeição que me extasio a olhá-los... É tão reconfortante observar tanta beleza, que só posso dizer… obrigada por existir .


    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  3. Parabéns D. Maria do Rosário. Em boa hora não se resignou ao “fado” que a vida lhe reservava…Ao ver as suas obras fica-se extasiada com tanta beleza, e eu anseio por vê-las, brevemente, “ao vivo e a cores”.
    Dizia Picasso: “que a qualidade de um pintor depende da quantidade de passado que traz consigo”. Quanto a mim, ignorante na matéria, parece-me que o seu passado está bem patente em toda a sua obra: nos temas, nas cores, nos modelos… enfim, um regalo para os olhos.
    Desejo que a D. Maria do Rosário ponha todo o seu talento e inspiração ao serviço da ZAZY (gostava de saber o significado e origem deste nome), para poder continuar prosseguindo o seu sonho.
    Inês

    ResponderEliminar
  4. Um grande talento mais uma vez dado a conhecer por estas duas pessoas que não deixam de se interessar pelas coisas boas desta terra. Como até não são de cá cada vez os aprecio mais. E parabéns a esta senhora a quem desejo as maiores felicidades
    Adelaide

    ResponderEliminar