VISITANTES

sábado, 28 de julho de 2012

Bombeiros Voluntários do Sobral do Monte Agraço


Comemorou-se no passado dia 7 de Julho o 99º aniversário dos Bombeiros Voluntários do Sobral do Monte Agraço.
Os bombeiros,vestidos a rigor com as suas fardas de gala, perfilaram-se na parada do quartel, na presença dos convidados da Edilidade, entre eles o Sr. Presidente. Foi bonito de se ver!
Havia muitos populares, na sua maioria familiares e amigos dos bombeiros. Proferidos os discursos da praxe, procedeu-se à entrega de capacetes e machados aos bombeiros acabados de se formar e também medalhas de mérito aos bombeiros que nesta data completaram 5 e 10 anos ao serviço da Corporação. Tal como o Comandante Pedro Lima disse, estas são o salário daqueles homens e mulheres que dedicam grande parte das suas vidas de de forma altruísta, à comunidade.
Tenho um filho que também é bombeiro e nesse dia emocionei-me até às lágrimas, ao ouvir o Comandante chamar pelo nome do meu marido para colocar as medalhas de mérito na farda do nosso filho, pelos seus 10 anos de dedicação e empenho ao serviço.
Seguiu-se uma romagem ao cemitério de São Salvador, em homenagem aos bombeiros já falecidos ao longo de todos estes anos. Regressados ao quartel foi-lhes servido um jantar confeccionado por pessoas de boa vontade que tudo fazem em prol da mesma causa.
É de louvar a coragem dos nossos Soldados da Paz, que muitas vezes pondo em perigo a sua própria vida e a qualquer hora do dia ou da noite, lá estão para socorrer aqueles que deles precisam, quer seja nos acidentes, quer nas idas aos hospitais, nos fogos e em tantas outras situações. Prescindem do seu descanso, dos momentos de lazer e do convívio com os seus familiares e amigos, apenas pelo amor a uma causa tão nobre como é o de ajudar o próximo.
No verão formam piquetes, os chamados “GPIS”, sendo e só nesta altura remunerados, mas tendo que estar 24 sobre 24 horas de prevenção para qualquer situação de emergência que possa surgir quer seja a nível do nosso Concelho quer para qualquer zona de Portugal desde que para isso sejam requisitados.
É neste período do verão que estamos constantemente a assistir a uma vaga de incêndios que deflagram por todo o País e nos quais muitas pessoas perdem num ápice o trabalho de uma vida e também bens tão essenciais como são as florestas, ou seja os nossos pulmões. Infelizmente há pessoas que se sentem felizes, provocando a infelicidade das outras ao atearem deliberadamente esses incêndios. E lá estão os nossos bombeiros.
Nós família muitas vezes nem sequer sabemos por onde eles andam. Partem sem ter tempo de avisar principalmente quando vão para longe como acontece muitas vezes, ficando nós à espera de notícias que tardam a chegar. Não raras são as vezes que não conseguimos estabelecer contacto porque ou estão em zonas onde não há rede ou as antenas já foram devoradas pela intensidade das chamas. Nesses momentos nós mães e demais familiares permanecemos numa angústia muito grande porque o perigo é constante, sendo que têm que se deslocar por terrenos tortuosos, caminhos quase intransitáveis chegando a fazer quilómetros de marcha atrás por não conseguirem inverter as viaturas. Ameaçados por fogos traiçoeiros que aparecem onde menos se espera, muitas vezes debaixo dum sol tórrido tendo na sua frente um mar de chamas para combater, um verdadeiro inferno como relatam, não baixam os braços e lutam até à exaustão. A nós família só nos resta pedir a Deus em oração para que regressem sãos e salvos.
Pena que muitas vezes não sejam compreendidos e não lhes dêem o devido valor. É de lamentar que os poucos subsídios de que dispõem sejam cada vez mais reduzidos, fazendo aumentar as suas dificuldades financeiras, quer seja para aquisição de novas viaturas, para manutenção das existentes, até para pagamento aos bombeiros/as efectivos e outras despesas.
Expresso a minha grande homenagem aos nossos bombeiros/as nossos “Heróis” no activo, quadro honorário e nomeadamente ao bombeiro mais antigo da nossa Corporação Sr.º José Vieira, um homem do Sobral, que tal como tantos outros dedicou toda a sua vida a ajudar aqueles que dele precisavam e que com a bonita idade de 94 anos também neste dia lá estava fardado a rigor e apesar da sua idade, em pleno uso das suas faculdades.
Vamos todos ajudar os nossos bombeiros/as quanto mais não seja com o nosso apoio moral. Mas, está a decorrer uma campanha de angariação de  fundos para a aquisição de um veículo urbano de combate a Incêndios. Porque não participar activamente?
Vivam os nossos Soldados da Paz do Sobral e duma maneira geral de todo o País.
Rosa Santos

10 comentários:

  1. Amiga Rosa
    Este seu artigo é uma JUSTA HOMENAGEM a quem por nós arrisca a sua própria VIDA, seja a que horas for, esquecendo tudo e todos os seus familiares, para salvar os outros. Independentemente de ser mãe de um Bombeiro, quero felicitá-la pela forma clara com está exposto com tanta precisão e realismo um assunto tão delicado.
    É pena que os Bombeiros, todos eles, Voluntários ou não, não sejam devidamente valorizados pelo seu trabalho tão arriscado e violente, em prol dos outros. E ainda por cima muitas vezes em fogos ateados por malvadez, por quem nem sequer tem o direito de se chamar de Ser Humano. Esses VERMES que o fazem, deveriam ficar todos queimados no próprio fogo que ateiam.
    Parabéns Amiga, por ser mãe de um Herói.
    Obrigada pelo seu belo texto.
    Um beijinho da
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  2. Amiga Rosa
    Todos nós temos que agradecer e homenagiar esses Heróis!!!
    Pessoalmente já presicei duas vezes dos seus serviços.OBRIGADA.
    Um abraço e parabéns em nome de todos e pelo GRANDE FILHO.

    ResponderEliminar
  3. Numa sociedade individualista, como a que vivemos, onde nem sequer os vizinhos se conhecem; é tão bom saber que há jovens voluntários, que a troco de nada, arriscam a vida, a favor de um população, que nem sempre, os acarinha e apoia.
    A vós combatentes da PAZ, cujo o lema é "VIDA POR VIDA" só me apraz dizer: jovens e menos jovens, vocês dão ao País, uma lição de bravura e de amor pelo próximo...
    Para si, amiga Rosa, um muito obrigada, porque através do seu texto fez-nos uma descrição pormenorizada do que é a vida de um bombeiro e consequentemente, a de uma Corporação.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  4. Gostei de poder ler esta notícia sobre o aniversário dos Bambeiros do Sobral, de que nem tinha tido conhecimanto, por culpa minha naturalmente...

    Mas se a D. Rosa pretendeu fazer, e fez, uma homenagem aos bombeiros em geral, o que mais me tocou foi o relato, comedido certamente, das angústias dos familiares dos bombeiros quando estes saem de casa, à pressa, para irem combater um incêndio ou outra calamidade. Nem sequer nisso pensamos quando os vemos em acção, no terreno mesmo ou através da televisão.

    Valeu D. Rosa, tem que aparecer mais regularmente neste Blogue, vê-se que tem muito para nos transmitir...

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  5. Olá Rosa.
    De regresso ao nosso blogue, já tínhamos saudades suas.
    O tema que nos trouxe desta vez foi excelente. Homenagear os bombeiros, esses heróis que em atos de pura bravura, e coragem arriscam a própria vida, para salvar outras vidas, que se encontram em perigo.
    Parabéns, a todos os bombeiros pela sua dedicação e amor ao próximo.
    Beijinhos até breve da amiga
    Mariana

    ResponderEliminar
  6. Obrigada D. Rosa por ter feito de “cicerone” neste 99º aniversário dos nossos Bombeiros. O inconveniente de se viver “emprestada” numa terra é não se ter conhecimento de datas importantes como esta. Prometo estar atenta para as comemorações do 100º aniversário.

    Nunca é demais enaltecer o trabalho e dedicação destes destemidos e audaciosos “soldados”, mas, à boa maneira portuguesa, “só nos lembramos de Santa Bárbara …” É, ou deveria ser, nossa obrigação colaborar activamente com eles.
    Inês

    ResponderEliminar
  7. Palavras para quê... É de ficar orgulhosa, esta mãe!!! Oxalá um dia um tenha também uma história assim...

    ResponderEliminar
  8. Prima Rosa,
    Como é de louvar as suas palavras como uma grande Mulher e mãe de um homem muito corajoso...e bem haja a todos os bombeiros e que Deus os proteja nas horas de aflição.

    ResponderEliminar
  9. Carlos A M dos Santos8 de agosto de 2012 às 20:44

    Muito bem pensado e manifestado, o seu grande apreço pelo árdu-o trabalho dos nossos bombeiros é de louvar. Infelismente não é muito frequente alguém se lembrar deles, ou a maioria apenas se lembram quando estão em apuros. Não foi o caso da amiga Rosa que deixou na sua mensagem assunto para uma profunda avaliação. do esforço e sacrificio dos nossos soldados da paz.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Tia! O texto está óptimo, esperemos que a sociedade reconheça mais os bombeiros daqui em diante, beijinhos grandes da sua sobrinha Patrícia

    ResponderEliminar