VISITANTES

terça-feira, 26 de junho de 2012

UMA MULHER, UMA GRANDE SENHORA!


Alguém comentou, a propósito dos artigos para este Blogue, que seria interessante dar a conhecer uma mulher que, de uma maneira ou de outra, tenha influenciado a vida quotidiana do Sobral. Sabe de alguma? Perguntaram-me. Sei, sei de uma Mulher que, muito embora fosse popular, porque se dava com todos os que dela se abeiravam, não tinha por hábito meter-se na vida de cada um. Era discreta, extremamente cuidadosa em não ferir susceptibilidades, respeitosa quanto a partidos e religiões ou condutas gerais. Tratava todos de igual maneira, com um sorriso que nada tinha de cínico, com a condescendência normal de um ser diferente e mesmo superior. Essa Mulher amou de facto as pessoas do Sobral, que não era a sua terra natal.
Nasceu em Lisboa, oriunda de uma família que tinha as suas raízes na Ericeira, onde existe hoje ainda um Largo com o nome da sua família. Chegou ao Sobral, onde comprou a velha Farmácia Costa e alugou uma casa que, desde o princípio, ficou aberta para quem dela se aproximasse. Farmacêutica de profissão, solteira por opção, teve um colaborador directo desde a primeira hora, o Sr. Fausto como todos o chamavam, que lhe dedicou desde a maior lealdade e consideração. Fica aqui também a minha sincera homenagem a este homem que serviu o Sobral e seus arredores, sendo respeitado por todos a quem tratava das maleitas e lhes servia de confidente. Farmacêutica e técnico de saúde formaram uma dupla importante na vida do Sobral. A velha Farmácia Costa existe ainda, pertencente a familiares da sua ex-proprietária. É um marco quase histórico da vila e haveria muito a dizer sobre ela e sobre o Sr. Costa que lhe deu o nome.
Foto de Armário da Farmácia Costa
Esta Mulher a que me refiro preencheu os vazios de várias juventudes, até que chegou à minha. Como vivíamos numa terra pequena, com horizontes apertados e diminutos, tínhamos muita dificuldade em alargá-los e expandi-los, mas desde que fosse na companhia desta Senhora e debaixo da sua protecção, tudo nos era permitido. Era como uma mãe bondosa que nos abria as janelas para a vida e nos dava asas para voar. No cinema; no teatro; no ballet; em concertos, exposições, palestras... Também nas "farras", quase sempre em Lisboa, mas não só: passeios pelo país, por Espanha e por aí além, aí estava ela, com um grupinho de jovens, dando-lhes a oportunidade de saírem da “pasmacenta” e atrasada vidinha provinciana. Era católica praticante. Na Igreja quanta coisa bela lhe saiu das mãos e do seu querer generoso e bom, mas também da máquina registadora da farmácia. Sim, ela não se ficava no que se devia fazer, ela fazia e pagava, sem alardes nem exibições, sempre no silêncio da sua generosidade.
Foto de Armário da Farmácia Costa
Quantas famílias chegadas ao Sobral, “com uma mão atrás e outra à frente”, ela ajudou, desde arranjar-lhes uma casa, um colchão e manta para viverem; quantos remédios saíram daquela farmácia para tratar doenças e maleitas…gratuitamente, claro. Esta Mulher fundou no Sobral a obra de S. Vicente de Paulo, mas não quis ser presidente, apenas foi vicentina, não tinha feitio para lugares de destaque, dizia ela. Trabalhava afanosamente um ano inteiro, fazendo todo o tipo de artesanato, para que, nas festas de verão, em Setembro, houvesse uma "Venda" vicentina que ainda hoje existe. Com o seu espírito ameno e generoso, conseguia fazer a paz e a concórdia entre todas as vicentinas e garanto-vos que não era tarefa fácil. Mas ela lá estava para o que desse e viesse.
Sugeriram-me um apontamento com poucas palavras, breve, mas não é possível falar desta Mulher apenas com meia dúzia de palavras e mesmo assim fica tanta coisa por dizer...Nunca eu seria o que sou hoje se ela não tivesse sido parte integrante da minha vida, tanto na minha vida moral, como na minha vida espiritual. Devo-lhe quase tudo o que sou e isso agradeço-lho todos os dias. Continuo a sentir uma grande saudade dela. Faz-me falta.
Esta Mulher chamou-se MARIANA FIGUEIREDO CARDOSO.

Mimi

7 comentários:

  1. A Mimi teve uma ideia brilhante em fazer esta homenagem à Senhora Dona Mariana, que era uma senhora muito bondosa, sempre com um sorriso lindo e carinhoso que me recebia em sua casa. Recordo uma excursão que fizemos, em que parecíamos duas crianças: eu mascarada de ciclista e ela de índia. No fim lembro as palavras dela: “Não digam à minha irmã a figura que eu fiz”. Deixou-nos muito cedo, sentimos muito a sua falta.

    Lisete Corado

    ResponderEliminar
  2. Bem-haja por trazer à tona e a pouco e pouco irem saindo do "baú das memórias" histórias de pessoas que por vários motivos marcaram esta terra, mas que nem sempre as pessoas que ficaram lhes prestaram a justa e devida Homenagem. Frequento esta Vila há mais de quatro décadas e habito-a há cerca de 10 anos. Não conheci a senhora benemérita em causa, mas tenho ideia de ouvir várias vezes falar no seu nome. Fico agora a saber a sua bonita história. Se na realidade existe outro mundo, Deus deve tê-la recompensado pelo bem que fez cá neste.
    Obrigada e um abraço da
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  3. Assim como a Mimi também eu devo muito do que sou e sei a esta "Senhora". A primeira vez que fui ao teatro foi ela que me levou.A primeira vez que saí do Pais foi com ela também. O meu pai
    que tinha muito bem que o vento me levasse não sabia dizer não a um pedido dela, porque de facto era uma referência de boa companhia e amiga.Também tenho muitas saudades dela.Manuela

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Mimi,pois gostei muito da homenage á Dª Mariana grande senhora, pois lembro-me bem dela assim como do srº Fausto, boas pessoas.
    Pois a Lisete tem razão assim como a amiga Lourdes, pois a vós as três um abraço amigo e beijinho Anna

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Mimi por me fazer lembrar esta Senhora de enorme coração e dedicação às suas causas; com quem tive o privilégio de conviver e ser bafejada com a graça do seu Amor.
    EC

    ResponderEliminar
  6. Cá estou eu de novo, agora que vos descobri...Estou a gostar de conhecer sobre pessoas de Concelho onde vivo ás uns bons anos.Lembro-me do Sr. Fausto.
    Engraçado, como no corre corre que temos hoje (ou tenho)tanta gente com ums historia de vida importante,e bonita.
    Pessoas com muito valor, que seria muito bom que todos nós possamos aprender,e fazer sempre algo por alguem. Bem haja ate breve.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Mimi!
    Obrigado pelo que foi para nós a SENHORA D. Mariana,e o SENHOR Fausto.
    A amizade que nos liga é para sempre....
    Um forte abraço
    carolina

    ResponderEliminar