VISITANTES

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Rosa...adulta


Um começo de uma nova vida, a nossa casa, a família enriquecida pelo nascimento do filho.
Era momento de me dedicar ao que tinha aprendido, bordar à máquina.
As clientes não tardaram a aparecer. Toalhas, lençóis, etc.,tudo fazia com muita dedicação e concentração. 
Trabalhos não me faltavam.

A minha mãe tinha na altura 62 anos quando faleceu, após doença prolongada, a idade que tenho hoje. Foram tempos de assistência com idas e vindas. Dos filhos era a única que não tinha “emprego”, tinha que estar mais presente. O meu pai faleceu cerca de quatro anos depois.
Também os meus sogros partiram.
O tal Sr. Afonso, um grande amigo, aquele velhote tão querido e tão simpático, sempre preocupado com todos e de quem tanto gostava, partiu há pouco mais de um ano com a bonita idade de 89 anos.
Ver partir é difícil, ver partir quem se gosta, muito mais, nunca é hora.

Reduzidas as actividades, pela diminuição da família, comecei a ter mais disponibilidade.

Tenho as minhas flores que adoro e faço alguma coisinha de artes decorativas. Em 2000 tive a honra de receber o primeiro prémio pelo jardim mais bonito do concelho do Sobral, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Sobral.
Pensei arranjar qualquer coisa para dar mais ânimo à vida, que me desafiasse, algo que gostasse e que até agora não tivesse tido oportunidade.
Informei-me. Estavam disponíveis duas actividades. Informática na Biblioteca da Sapataria e ginástica no clube.
Inscrevi-me na Ginástica e convenci o meu marido acompanhar-me na Informática. Pensei, meu Deus Informática, tem a ver com computadores, uma área que sou analfabeta...

 - Oh Rosa, hoje faz o almoço mais cedo, é dia de irmos à escolinha, diz o meu marido à segunda-feira.
Acaba por ser engraçado!
Estou satisfeita com aquilo que já consegui aprender. Sei que é pouco mas para quem pensava nada conseguir...é muito bom.
Ainda gostava de fazer mais coisas!

Aceito o avançar da idade e tudo o que está inerente a ela. Partilho aquele pensamento que diz, “ENVELHECER NÃO É UMA FATALIDADE MAS UMA REALIDADE. HÁ QUE SABER VIVER COM ELA”.
Esta é uma história possivelmente igual a tantas outras mas diferente porque é a minha.

Rosa Santos

8 comentários:

  1. É a sua "história", D. Rosa, mas é especialmente comovente este seu capítulo, não só pela forma como descreve, mas especialmente pelo que nos faz sentir como viveu o que descreve.

    É bom que nos tenha recordado aquela frase sobre o envelhecer, a qual eu completaria com a frase também para aqui trazida pela Mariana (no comentário à ... alimentação): "A idade está nos livros que leu...em tudo o que viveu". Mas parece-me que à D. Rosa assentaria melhor este acrescento : a idade está em tudo o que viveu e na forma como sentiu o que viveu...

    Não lembrava já que tinha sido em 2000, nunca mais soube do resultado, mas houve alguém que me desafiou a concorrer ao concurso das casas floridas... Parabéns pela vitória. E pelo resto, especialmente pelo resto.

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  2. A"amiga" Rosa

    Mais uma vez a admiro!!!

    Gosto da maneira como descreve, a emoção que emana em cada recorte da historia, a vida simples, tão cheia de amor...

    Mais uma vez,parabéns.

    Avoluisa

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde D. Rosa
    Todos nós temos ao longo da na nossa vida uma história para contar, umas mais felizes e outras nem tanto, mas a história da D. Rosa parece ter sido bastante feliz.
    Por aquilo que descreveu acerca do seu trabalho fiquei com a ideia que amava aquilo que fazia. Eu não sei bordar, mas sei fazer vestidos? E amo aquilo que ainda faço
    Concordo com a D Rosa quando diz que é difícil ver partir pessoas de quem nós gostamos, mas ver partir dois filhos é uma dor tão grande que nem lhe sei explicar.
    A D Rosa gosta de jardinagem eu também. Gosto muito de flores e da minha horta .No ano 1999 eu concorri ao concurso casa floridas 99 foi organizado pelo vereador do pelouro e turismo Carlos Bernardes. Não me lembro de haver mais concursos, mas fiquei desapontada com o concurso do primeiro ano. O vencedor foi um muro na Sapataria com umas sardinheiras, não era que eu quisesse que a minha varanda fosse a vencedora mas achei que não foi justo o prémio. Vá continuando com a informática e com o seu jardim.
    Nós não somos velhos já vivemos foi muitos anos.
    Beijinhos
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Rosa,
    Reservei para o fim, o meu comentário para o relato da sua vida. Igual a muitas como diz mas importante porque sua!
    É com satisfação que sinto ter contribuído para o acreditar que os episódios da sua vida mereciam ser publicados. É com satisfação que constato ter conseguido lançar as bases desse "bichinho" que é a informática, um objectivo inatingível como erradamente chegou a pensar.
    Espero que depois se sigam outras disciplinas! Tenho a certeza que este "duo maravilha" a Rosa e o João poderá ser verdadeiro exemplo do envelhecer com qualidade.
    Depois, podem ser motores de entusiasmo na Sapataria. Sim, o Clube Sénior é do Sobral, CONCELHO!

    ResponderEliminar
  5. Que bom ler as diversas passagens da sua vida, especialmente pela forma como as descreve...

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga Rosa pois venho de ler a sua história que podia ser a minha tambem. Pois está muito bem. pois o comentário da Mariana também gostei . e o do professor,nem dido nada, (ele tem sempre razão) o Srº Faria.
    Pois despeço-me com um beijinho Anna

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde amiga Rosa
    Finalmente que já nos conhecemos pessoalmente, antes de mais quero dizer-lhe que tive muito prazer em conhecê-la.
    Tenho acompanhado a descrição da sua história de vida que acho muito bonita. Está de parabéns pela sua aceitação das coisas naturais que nos vão acontecendo ao longo da vida, de uma forma tão tranquila e saudável. Quanto aos computadores ainda bem que "os descobriu" e arrastou para eles também o seu marido, pois é um mundo muito curioso que nos pode facultar coisas que nem sequer sonhamos. O "segredo" está em saber explorá-lo, e aí, é que já se torna mais complicado. Mas com um empurrãozinho daqui, outro dali, vamos sempre descobrindo e aprendendo coisas novas.
    Espero que continue a escrever mais coisas no blogue, pois isto não pode parar. Agora virá a época de "férias", mas julgo que o nosso professor sempre irá dando um jeitinho nos intervalos do descanso, para "tratar" dos escritos dos mais audaciosos.
    Um beijinho da
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  8. Krida Amiga,
    Tão perto e tão longe.Fiquei deveras emocionado com as tuas palavras. feliz a hiora que tive o prazer de ler este bonito e sentido texto. E quão especial e emotivo foi lembrar os meus amigos e as saudades que guardo do Ti Afonso.
    Somos reis daquilo que escondemos, somos escravos daquilo que dizemos. Sem dúvida!
    Obrigado, João e Rosa, por tê-los como amigos, pessoas tão especiais.
    Parabéns e bem hajam.
    Abração,
    Gabriel

    ResponderEliminar