VISITANTES

sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOS “BASTIDORES” DO CLUBE SÉNIOR


Ao ler os textos e comentários do Professor Auzendo no nosso blogue, verifiquei que num dos seus comentários argumentou que “ninguém é obrigado a fotografar-se e se ainda não o fez, é porque não calhou, prefere as palavras ao resto, etc, etc …”
Como nos informou que os seus artigos vão “ficar de férias”, julgo que é de todo legítimo que as pessoas que os leem (e não são só os utentes do Clube Sénior), tenham curiosidade em saber quem é que, nos “bastidores”, tanto se preocupa com a salvaguarda e bem-estar dos seniores deste concelho, despertando-os para as boas regras e condutas a seguir, de maneira a adquirirem hábitos para que tenham um envelhecimento mais saudável.
É facto que a leitura nos oferece por vezes mensagens de grande importância, interesse e profundidade. Mas também é verdade que não raras vezes, um simples gesto ou palavra de carinho e atenção produz muito mais efeito do que a leitura de bons livros.
4 Prof.:Afonso, Auzendo, Belo, Pedro

O combate à solidão de quem está em vias de decadência, é um grande mérito que temos de enaltecer, àqueles que o praticam através deste Clube: os Voluntários que, abdicando dos seus tempos livres, se sentem felizes em ajudar os outros, sem nada esperarem em troca. Todos atrás dos bastidores. Para TODOS ELES o nosso justo reconhecimento e amizade. Falo por mim, mas julgo que este será o sentimento de todos nós.
Mas como o que me despertou a atenção para escrever este texto foi uma frase sua, professor Auzendo, em que diz que “ainda não calhou colocar aqui a sua foto”, não seja por isso...
Desejo-lhe umas boas férias.
Lourdes.

15 comentários:

  1. Minha amiga Lourdes, sempre gentil. Bela homenagem aos nossos professores, alguns são meus professores, outros não: mas todos merecem o meu respeito e amizade pelo trabalho em prol de quem, já no fim da caminhada, tem oportunidade de se sentir acarinhada. E motivada para também contribuir através do blog, dando um pouco da sua experiência e da sua aprendizagem enquanto alunos, e de transmitir aquilo que a sua já longa vida lhes tem ensinado a quem tiver paciência para os ler.
    Todos os professores têm contribuído para que os Séniores se sintam activos e intervenientes. Sou uma fã de todas as aulas que frequento e espero, no próximo ano, ter possibilidade de voltar ao convívio de todos: colegas e professores


    Na fotografia faltam a professora Sandra de Artes Decorativas, o professor Márcio da ginástica e o Dr. António, professor de História de Portugal e Espanhol, mas não estão esquecidos dos seus "jovens" alunos.


    Para todos um abraço de amizade e gratidão.
    Maria Alexandrina


    ..................................................................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Alexandrina
      Agradeço a sua intervenção ao lembrar o nome dos outros 3 professores que não nomeei por lapso, influenciada pelas fotos, pois como não puderam ir ao convívio, acabou por passar. Fica aqui o meu pedido de desculpas público, a esses 3 professores que também eles nos dão uma boa parcela do seu tempo e atenção. Bem-hajam.
      Lourdes Henriques.

      Eliminar
  2. Querida Milú

    Genial a ideia...só conheço o prof.Afonso de quem admiro muito...
    Daqui para a frente é só virtual o que também tem a sua graça...
    agora já tenho uma ideia,mas se os visse na rua, estava na mesma,ficará para uma proxima...
    P'ro "ano" á mais...

    Um beijo

    Luisa

    ResponderEliminar
  3. “Professor é o sal da terra e a luz do mundo.
    Sem vós tudo seria baço, e a terra escura.
    Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”
    A vocês voluntários do clube sénior o nosso eterno agradecimento.
    E para a querida amiga Lourdes um beijinho da amiga
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Assustei-me, D. Mariana, ao ler o resumo do seu comentário...Depois percebi. Mas olhe que isto de atirar de chofre com uma citação de Cora Coralina não é brincadeira. E bem que se justifica a citação desta mulher que, quase "analfabeta" - só terá estudado os 4 anos da primária - chegou a Doutora Honoris Causa pela Universisade de Goiás...e é considerada uma das maiores poetas e contistas brasileiras...

    A esposa do nosso querido amigo "marido da brasileira" deve gostar muito de ver, se chegar a ver, esta citação...Creio que elas são meio conterrâneas, ambas lá dos lados de S. Paulo. Mas posso estar enganado.

    Quanto à foto, tudo bem D. Lourdes, por duas razões: 1. A foto por trás do texto não aumenta, foi a minha sorte. 2. Sou o 3º em número de cabelos em falta ... na cabeça; se fosse o 1º, ou mesmo o 2º,...havia bronca. Da grossa. Foi a sua sorte.

    José Auzendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Professor Auzendo
      Ainda bem que gostou da foto. Eu acho que estão todos muito bem.
      E já agora, mais ou menos cabelo é irrelevante. O que interessa é o que está "cá dentro". O resto, são adornos.
      E como há adornos para todos os gostos, os professores são todos lindos! Não quero que se zanguem. OK?

      Eliminar
    2. Fiquei super feliz em ler a tua citaçao, no que refere ao "conterraneo" meu com Cora Coralina, devo esclarecer que ela é de Goias e eu de sampa, mas entretanto temos sim, algo em comum, ambas somos ANA e sua data de nascimento é a mesma do meu registro, claro, diferenciando o ano, mas tb nao tanto, rsrsrsrs.
      E como voce vive reclamando que nao apareço, EIS-ME aqui, com uma frase desta poetiza maravilhosa, em especial a todos deste blog.
      "Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
      2012 beijocas
      aninhasambaquy

      Eliminar
  5. olá professor Auzendo
    Lamento mas não vi quem era o autor ou autores das duas citações que escrevi.Achei bonito resolvi dedicar aos nossos queridos professores.Eu tenho estado doente, não posso estar a escrever muita coisa. tenho o síndrome de rombóide tenho estado com uma crise, estou melhor mas não posso abusar da escrita no computador.
    Até breve.
    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana: por mim só temos que lamentar a sua doença, embora eu não saiba o que isso seja. Rombóide só sabia que era um músculo ligado à coluna...mais não sei.Talvez o "nosso informático" possa esclarecer isso do síndrome(ou sindroma?). Penso que a citação é só uma, é tudo um pensamento, aliás ainda mais completo, de Cora Coralina.

      Já agora vai também uma palavra para a D. Lourdes: se chama "àquilo" lindos...não lhe gabo os gostos...E quanto a zangarem-se, quem pode zangar-se por trás de um acordeão tocado por quem o toca?

      José Auzendo

      Eliminar
    2. Olá Professor Auzendo
      Já que estamos numa de brincadeira, sim, porque os adultos têm sempre dentro de si uma alma de criança e também gostam de brincar, agradeço-lhe as suas gentis palavras quanto à parte do acordeão. Quanto aos meus gostos ... eh, eh, eh, há gostos para tudo, e a beleza está nos olhos de quem a vê ...
      Um resto de bom domingo.
      Lourdes.

      Eliminar
    3. Continuando a brincadeira...
      Quem não os conhecer bem, nem os "topa".
      Desconfio bem que não foi por lapso que a foto não aumenta :-)
      Deve ter sido um truque para se manterem na sombra...

      Inês

      Eliminar
    4. Então e o "ZOOM", para que serve??? :):):)

      Eliminar
    5. E se o "ZOOM" não chegar, porque não utilizar uns binóculos? Talvez possam ajudar ... Que tal?
      Lourdes Henriques.

      Eliminar
    6. Obrigada pelos esclarecimentos. Por ignorância não me lembrei do "ZOOM", e ainda bem... é que, coitados, utilizando o "ZOOM", ficam tão deformados que parece que estou a vê-los na Casa dos Espelhos da Feira Popular.
      Nem vou tentar os binóculos, não vá o resultado ser ainda pior ~:~

      Eliminar
  6. Sem dúvida que quem faz o bem por prazer, não precisa de apregoar aos ventos....

    ResponderEliminar