VISITANTES

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cumpre-me esclarecer


2009 começara e este blog surgia. (http://sobralsenior.blogspot.pt/2009/02/o-comeco.html).
As Pessoas, suas vivências foi o que me levou a criá-lo.

Não sou do Sobral, não vivo no Sobral mas envolvi-me com as pessoas da terra, apostei na valorização da PESSOA.
O blog cresceu, têm sido várias as participações mas continuo a apostar na linha que me fez participar neste projecto colectivo, o sentimento, o respeito pela identidade de cada um.
Até nem me interessa se a vírgula deste é maior que aquele, se os dois pontos mais redondos que os outros, se cedilha em vez de dois “esses”...
Há outros espaços onde essa será a principal preocupação. 

No dia a dia, convivemos com mais ou menos letrados e há que saber respeitar as suas maiores ou menores capacidades. Não são alternativos, antes complementares. Esta coexistência torna-nos mais sociáveis, mais saudáveis.

A possibilidade de comentar anonimamente este blog foi opção exactamente pela maior ou menor capacidade de cada um em se movimentar na Internet. Não restrinjo qualquer comentário que assim apareça, concordando ou discordando com o que é escrito. Apenas solicito que seja acerca dos conteúdos e não das formas. As opiniões, a participação será bem vinda.

Entre a saúde e a doença, escolho a saúde. Entre a essência e o complementar, escolho a essência. Entre o ruído e o silêncio, escolho o silêncio, entre a picardia e a paz, escolho a paz.

Este não é nem será em definitivo um espaço negativo, um espaço divulgador de formas de estar mal resolvidas impregnadas de fel, um veículo para atingir indirectamente qualquer participante.
Há por aí outras assembleias, outras esquinas, outras praças, faz favor de as usar!


Afonso Faria

8 comentários:

  1. Bem-haja por trazer a público este esclarecimento para que não restem dúvidas quanto às intenções das pessoas que nele participam. É um blogue que prima pela união e partilha de vivências, pelo convívio e amizade entre as pessoas, pela troca de experiências de vida bem diferentes umas das outras, mas ainda assim, saudáveis. Só desta forma podemos fazer ideia e avaliar o "sofrimento, ou não" do outro. Quem não tiver abertura para o compreender, tem bom remédio: não o visite. Precisamos muito de participações positivas e lógicas e não de opiniões destrutivas. Aqui, tenta-se andar para a frente de uma maneira SAUDÁVEL, sem sofismas e com amizade. Por isso, seja vem-vindo quem viver por bem.
    Um abraço
    Lourdes Henriques

    ResponderEliminar
  2. Estava a tráz da porta...só para dizer que me pareço que sou do Sobral...que me sinto devedora, agradecida e animada com este blog...não há um dia que não passe por aqui...
    Animada com os temas,nesseçarios e pertinentes,
    da maneira como são tratados.
    Receberam-me como da "casa"(nem permisão pedi).

    E então logo se vê quem em boa hora o criou.

    Todos colaboradors são de "cinco estrelas"

    Saudaveis nos acheques da hora...

    Perdão de qualquer coisinha menos simpatica na troca de ideias, penso que não,sou sonsa mas ordenada...

    Gosto de "vossês"...a amizade cresceu, regada muitas vezes com lágrimas, porque sou chorona, mais nada...depois sorria ao ler-vos...e a tempestade já ia a passar...

    UMm abraço

    ResponderEliminar
  3. Vou roubar umas frases dos comentários que me precedem, como forma de subscrever o que dizem, pois me parece não ter mais nada a acrescentar.

    Precisamos muito de participações positivas e lógicas, pois aqui tenta-se andar para a frente de uma maneira saudável.

    Recebemos todos como se da casa fossem, porque de facto o são; se depois sorrirem ao ler-nos e a tempestade passar...que mais querer?

    Que participem mais...

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  4. Pertencendo ao Clube Sénior desde a sua 1ª aula de informática, colaborando neste blogue desde o seu início, não posso deixar de meter a minha colherada. Lamento que tenha sido preciso perder tempo para esclarecer aquilo que há muito estava esclarecido.

    É a dinâmica que está a incomodar? Paciência… é só carregar no botão ON/OFF do computador e o problema fica resolvido. Vê-se que o Blogue está feliz e de boa saúde: as participações têm aumentado, dando-nos a conhecer a história de pessoas e instituições que não mereciam ficar no esquecimento e que deveriam ser um orgulho para todos.

    Isto trouxe-me à lembrança o parágrafo com que o grande Mia Couto começa o seu livro – também adaptado a uma bela peça de teatro - “Mar me quer”:

    “Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção de alma que nem chegou a falecer”.

    Este texto do Professor Faria parece mostrar que há mesmo algumas pessoas cheias de trabalho para manterem a infelicidade em que vivem….Preguicem, sejam felizes, porra!
    Inês

    ResponderEliminar
  5. Tal como a "avoluisa", tenho estado atrás da porta... e sempre que venho "espreitar" este "cantinho" sou surpreendida com a energia positiva de quem por aqui encontra um lugar de convivio e de partilha de experiencias. Este é um cantinho que me inspira e por isso confesso: venho espreitar muitas vezes!!Desculpem... Também não sou do Sobral, mas estou ligada desde sempre a esta vila,pelo que é quase a minha segunda "casa". Talvez por isso sinta um enorme carinho por todos aqueles que trabalham nesta causa social, nesta missão que consiste em mostrar que a idade não é sinónimo do fim. Este "cantinho" e o clube sénior são a prova viva do que estou a dizer! Por isso, obrigada por esclarecerem aqueles que ainda não conseguiram compreendeu o que está à vista...E quanto a mal entendidos, o melhor é não dar ouvidos. Temos dois ouvidos, é certo! Mas também temos duas mãos para os tapar do ruído que corrói...façamos a nossa "paisagem sonora"!

    Marina

    ResponderEliminar
  6. Também vivo perto do Sobral e visito este “cantinho” onde tenho aprendido algumas coisas.
    Desculpem que lhes diga, mas estão a perder tempo com gente que nem merece a sorte que lhes caiu em cima. Coitados.
    Parabéns. Continuem que eu pelo menos fico bem agradecida.
    Maria Lourdes Martins

    ResponderEliminar
  7. A senhora tem razão as pessoas infelizes e mal formadas não gostam de ver os outros bem.
    Não fazem nem deixam fazer e só dizer mal. Bom que nem todos pensaram assim. Só quero que não desistam vocês já fazem parte da minha leitura e eu também quero continuar a aprender. Obrigado
    Adelaide

    ResponderEliminar
  8. Confesso-me surpreendido pelos comentários das três não sobralenses que sentiram a vontade de nos transmitirem a sua mensagem de confiança. E não resisto a destacar uma frase de cada um deles: “animada com os temas, necessários e pertinentes, e a maneira como são tratados” (Avó Luísa); “energia positiva de quem por aqui encontra um lugar de convívio e de partilha de experiências” (Marina); “estão a perder tempo com gente que nem merece a sorte que lhe caiu em cima” (M. Lourdes Martins).

    Não conheço nenhuma delas, por isso mais confortado me sinto ainda, eu que sou só um dos animadores deste blogue. Entendo que não foi elegante ter saído uma crítica ao anonimato dos comentários, e menos ainda à vírgula “fora do lugar”( descontando mesmo o facto de essa vírgula poder considerar-se certa…). Mas se foi um lapso, errar todos erramos, há pecados capitais e pecados veniais (menores), e este foi um pecado mínimo, não justificava tanto alarido, o visível e o não visível. Entre o visível, todavia, não se encontra nenhum comentário de sobralenses…não activamente animadores do blogue…Registo, para que conste.

    Se tiver que optar por um só, entre a essência e o complementar também eu escolho a essência; mas, sendo possível os dois, a essência e o complementar completam-se: uma refeição só fica completa com a sobremesa e um café; ou seja, além da “essência” são desejáveis dois “complementares”. Entre o ruído e o silêncio, também eu escolho o silêncio. E quanto!...Mas que seria de nós sem o ribombar de um trovão, sem o rufar de um tambor, sem o som de um saxofone, sem o silvar de um violino…Ou do vento…Voltando atrás, uma boa sopa não pode ser salgada, mas insossa…Ou seja, alguma picardia é necessária para não adormecermos de dia, de tédio.

    É isso, D. Maria de Lourdes Martins, estamos a perder tempo com sapatos de defunto. Mas como o objectivo deste blogue é proporcionar actividade mental às pessoas que por cá passam, até que se conseguiu, e muito, esse objectivo; há males que vêm por bem.

    José Auzendo

    ResponderEliminar