VISITANTES

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Coma bem; faça escolhas saudáveis


Celebra-se em 2012 o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações. Por isso, mas não por isso, vou publicar neste espaço, regularmente, espero que semanalmente, um artigo sobre a problemática do envelhecimento. Não serão, no essencial, textos da minha autoria, mas antes transcrições, resumos e adaptações de artigos de outras publicações, que serão claramente identificadas. Seguirei também oManual de Envelhecimento Activo, da Lidel- Edições Técnicas, Ldª. (que referirei como MEA-Lidel). Não mencionarei, em princípio, nem os nomes dos autores dos artigos, nem a bibliografia citada ou utilizada. Sempre que tenha encontrado as minhasfontesna net, escrevê-lo-ei com as palavrasver net. Convido o leitor a seguir-me nesta busca e divulgação de temas ligados ao envelhecimento: o Blogue é nosso, logo seu. Escreva para sobral.senior@gmail.com, ou faça umcomentáriono próprio Blogue.
José Auzendo
Texto 7


Coma bem; faça escolhas saudáveis
In Manual de Envelhecimento Activo, da Lidel, pag 45 e seg.
Já anteriormente falei na alimentação. Vou hoje desenvolver um pouco o tema. E começo por dizer o óbvio, aquilo que toda a gente sabe: uma alimentação saudável influencia favoravelmente o envelhecimento, melhora a qualidade de vida e reduz o aparecimento de algumas doenças associadas à idade. A idade produz alterações nas pessoas (e na vida das pessoas) que podem ter repercussões na alimentação. Por exemplo, algumas têm problemas de mastigação, por deficiências na dentição, que levam a perder o apetite; outras moram sozinhas e isso diminui-lhes a vontade de cozinhar só para elas…

Surge, assim, um desafio: escolher um plano alimentar que assegure as necessidades energéticas e nutricionais, sem que isso implique que se abdique das refeições de que se gosta, ou que se passe a comer sempre as mesmas coisas. De resto, uma alimentação só é saudável se for equilibrada e variada, pois diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes, todos indispensáveis para satisfazer as nossas necessidades energéticas e nutricionais.
Todos conhecemos a “Roda dos alimentos”. Se quiser saber mais “escreva-a” no Google. Limito-me a lembrar que 70% da nossa alimentação deveria ser repartida, em partes quase iguais, por estes 3 grupos:  a)cereais e tubérculos; b)hortícolas; c)fruta… Carne, peixe e ovos…não deveriam, no total, exceder 5%. Mas são fundamentais, como veremos. Depois temos a água: para além da que se ingere com os alimentos, deveríamos beber 1,5 litros por dia, no mínimo…E insistir nas sopas, nos sumos de fruta, na gelatina, nos gelados de fruta…
As proteínas são indispensáveis para o organismo produzir células novas, enzimas, hormonas e anticorpos. As proteínas de origem animal, por conterem os chamados aminoácidos essenciais, são as mais importantes. Temo-las nos produtos lácteos, na carne, nos peixes gordos e nos ovos. São também importantes as proteínas das leguminosas, como o grão, o feijão, as lentilhas…Todos estes produtos são, igualmente, ricos em vitaminas diversas, também imprescindíveis. Os hidratos de carbono, especialmente os “complexos”, como a fibra, são fundamentais para produzir a energia necessária ao funcionamento do organismo. Encontramo-los nos cereais e tubérculos, nas hortícolas e leguminosas, na fruta e nos frutos secos. Os hidratos de carbono simples, os açúcares, devem reduzir-se ao mínimo, pois só vão acrescentar calorias.
Sendo a osteoporose uma doença associada à perda de massa óssea, uma doença da idade…é importante ingerir diariamente alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, uma vez que estes fornecem a proporção adequada de cálcio e fósforo. Mas atenção: é fundamental, em simultâneo, promover a exposição solar do nosso corpo e a prática de actividade física: assim aumentamos a “síntese da vitamina D”, sem o que o organismo não absorve o cálcio do leite… 
Está demonstrado que as pessoas que apresentam problemas de memória, mesmo a doença de Alzheimer, têm baixos níveis de ácido gordo “ómega 3”. Este antioxidante tem, além disso, outras e importantes funções…Encontra-se especialmente nos peixes gordos – sardinha, truta, cavala, congro – nos espinafres, na couve-galega, nas beldroegas…
Um ¼ de litro de leite meio gordo equivale a dois iogurtes naturais. Os cereais integrais, quando ingeridos simultaneamente com leite, podem fazer diminuir a absorção do cálcio, devido à formação de compostos que não são aproveitados: o ácido fítico daqueles associa-se ao cálcio formando fitatos…não aproveitados pelo organismo.
A hipertensão arterial pode estar associada ao excesso de peso e/ou ao excesso de sal nos alimentos. Para reduzir o sal nos alimentos podem estes confeccionar-se com ervas aromáticas. As bolachas, os enchidos, os enlatados, o bacalhau seco e os patês são grandes fornecedores de sal…invisível. Bem, o bacalhau pode ser bem demolhado…



10 comentários:

  1. A alimentação é um tema que me traz grandes recordações da minha infância, quando todos os dias, ao jantar, o primeiro prato era sopa, e ela que não me saía da boca, eu fazia uma bochecha enorme, mas ela não entrava na garganta, recusando-se terminantemente a descer ao esófago. Neste suplício eu pensava: " Deixem estar que, quando eu mandar em mim, não como mais sopa"... Se bem o pensei, melhor o fiz e, muitos anos depois, quando não tinha ninguém a meter-me colheradas de sopa pela boca abaixo, deixei completamente de a comer.

    Passam os anos, mudam-se os gostos e, hoje, que bem me sabe um prato de sopa, feita no dia porque, mais do que isso, quem quiser que a coma. O progresso foi grande e o esforço para começar ainda maior, mas, mais do que o gosto está a necessidade de se ingerirem líquidos e legumes. Com a minha dificuldade em gostar de alguma coisa comestível, até tem sido útil, porque só me sabe bem um bom peixe ou uma boa carne, nunca em demasia e cozinhada à medida do meu paladar, nem tudo me serve!

    Mas, assim, consigo fazer uma alimentação regrada e certa, com muitas saladas à mistura. Aquilo que foi um pesadelo na minha infância, está a ser um prazer na velhice, porque só como o que gosto e, simultaneamente, me faz bem. Não é o que se pretende professor?


    Quando saio e como num restaurante, quando todos procuram comer algo diferente do dia a dia, eu como o mesmo de sempre para não
    variar e dou comigo a pensar: "Raios partam a mulher que não gosta de nada"...
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  2. Com estes ensinamentos tão certinhos e tão sabidos...não têm razão para não cumprir á risca a roda dos alimentos.
    Não á duvida que actualmente estamos todos bem informados...Só "cai" quem quer! Mas tenho a certeza que estes amigos da "gente gira" têm estofo para "o pódio"...certo?
    O Prof.Auzendo a liderar, com a merecida liderança

    Para todos um abraço
    avoluisa

    ResponderEliminar
  3. Pois é Professor Auzendo. Todos estes ensinamentos e advertências são extremamente úteis. A segui-los à risca, estaríamos todos de perfeita saúde. O pior é que ... a vontade às vezes é pouca e esquecemos os bons hábitos para praticar o que nos dá mais prazer. E aí, infelizmente, lá diz o velho ditado "perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe". Talvez esse seja um dos motivos pelos quais eu já iniciei o processo de obesidade. Reconheço que por vezes cometo alguns erros alimentícios, mas prometo que vou tentar estar mais atenta.
    Agradeço uma vez mais todos os seus ensinamentos.
    Um abraço da
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  4. Diariamente devem comer-se porções de todos os grupos de alimentos. Infelizmente, nem todas as pessoas podem beneficiar de comer bem para viver melhor. A roda dos alimentos está dividida em 7 grupos, por exemplo, quem sofre de colite não pode comer a maioria daqueles alimentos. Quem tem saúde mas se tiver uma reforma de 250 euros, também não deve poder ter uma alimentação saudável.
    Eu sou uma pessoa que gosto de quase tudo quanto é comer. Mas sofro de um problema de colite, que me impede de comer quase todos os alimentos da roda. Mas quando tenho algumas melhoras faço como diz a Lurdes “perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe”
    Como já é habitual o professor Auzendo traz-nos sempre textos interessantes, com bons conselhos para os leitores do blogue

    Para todos um abraço
    Mariana

    “A idade está nos livros que leu, nos erros que se cometeu,
    nos amores que conheceu, nas oportunidades que perdeu, em tudo que se viveu”…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Mariana, a vida é assim: as excepções servem mesmo, costuma dizer-se, para justificar a existência de regras. E, por força do hábito, geralmente tendemos a esquecer as excepções…

      Mas é grato ver a forma ligeira, descontraída, como se refere e encara o seu problema pessoal. Não que tenha sido novidade para mim: convivo consigo dois dias por semana, mais de duas horas em cada um desses dias, e sempre a vejo com um sorriso de boa disposição sobrepondo-se às dificuldades.

      E aquilo que nos escreve mostra também, à saciedade, um espírito irreverente, aberto aos desafios, sempre a procurar superar a superficialidade das coisas. Veja-se a frase que nos oferece, e que eu, lamentavelmente, não conhecia; veja-se a forma como valoriza o facto de que, com 250 € mensais (acrescento que mesmo com 500) não pode fazer-se uma alimentação minimamente adequada. E eu, também lamentavelmente, no meu texto, passei ao lado ... quando à minha, à nossa volta, o que não faltam são situações dessas. Agora, o meu texto ficou menos incompleto.

      Já agora, regressando “à onda” da Mariana, olhe que assim como “os três mosqueteiros” afinal são quatro, também os sete componentes da “roda dos alimentos” não são sete…Descubra-se qual é o oitavo, que até é dos mais importantes e lá está na foto…

      José Auzendo

      Eliminar
  5. Professor Auzendo gostei do comentário que fez ao meu comentário.
    Felizmente o oitava grupo da roda dos alimentos não me faz mal, até devia beber bastante água, mas nunca tenho sede bebo é muito chá. Não poder comer de tudo o que existe na roda dos alimentos eu sou de muito boa boca até um caldo de farinha me sabe bem. Em alturas que estou melhor como de tudo.
    Apesar das adversidades da minha vida eu sou uma pessoa feliz ,que gosto muito de viver tenho um marido que é uma boa pessoa e tenho uma filha que eu amo mais que tudo na vida ela é minha felicidade. Lutei muito para conseguir ter esta filha mas é uma menina impecável muito lutadora e muito amiga dos pais.
    Boa noite a todos
    Mariana

    “A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável”

    ResponderEliminar
  6. Ao ver a "roda de alimentos" (febras, feijoada, arroz à valenciana, pastéis de bacalahau, chouriço assado,vinho, ginginha, doces de toda a espécie e feitio... e tudo o mais que nem espaço tenho para escrever) espalhados pelas mesas do nosso pic-nic-almoço de confaternização,cheguei à conclusão de que hipertensão, colestrol, diabetes... devem ser uma invenção do colaborador do blogue que escreveu sobre alimentação saudável.

    Numa coisa, e só nesta, ele teve razão: foi repasto mais que adequado a satisfazer as necessidades energéticas e nutricionais dos participantes...
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Foi um dia muito
      agradável, para mim foi um dia muito feliz,por vários motivos. Primeiro
      falo por mim: os meus impertinentes ruídos de cabeça desapareceram. As
      dores e as depressões, os reumáticos, as comichões não tiveram espaço
      hoje naquele espaço de boa camaradagem .Só lamento que certo professor
      não tivesse ido primeiro ao almoço, comia a bela bifana, pataniscas,o
      arroz á valenciana ,o feijão que tão bem faz á saúde,certamente ele
      já não se lembraria de ir ao médico nem tão pouco da roda dos
      alimentos.
      Já pensaram no dinheiro que o nosso querido governo poupava se
      houvesse festas assim uma vez por semana?
      Eu voto ,votem votemmmmmmmm

      Lisete Corado

      Eliminar
  7. Tudo errado no comentário, pior a emenda na resposta.
    Que no dia a dia sejamos tentados a dar pouca atenção às excepções, já o escrevi atrás, parece aceitável...Que se pretenda eleger a excepção como regra só pode ser ironia ou patológico...não acham?

    Escreveu Camões que "um rei fraco faz fraca a forte gente". Esqueceu-se ele de que uma fraca gente pode fazer ainda mais fraco um fraco governo. Esperemos que o nosso já tão fraco governo não ouça o "tolo" apelo, o voto infindo, da respondente...Além de que... quem aguentaria mais que uma vez por ano, uma excepção, um repasto daqueles? Para além...do resto!...

    E não é verdade que só é bom, mesmo bom e apreciado, aquilo que é raro? É por isso que se o "soneto" estava errado, a emenda foi pior que o soneto. Perdoai-lhes senhor...

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  8. Eu associo-me a todos aqueles que gostaram do piquenique. Para mim também foram umas horas muito bem passadas, muito divertidas. Comer havia com fartura, mas o convívio acho que foi o mais importante. Tive muito prazer em conhecer a nossa amiga Rosa: é uma senhora muito bonita e muito agradável.

    Devíamos fazer duas ou três vezes por ano um encontro como este. Fazer uma vez por semana, como disse a nossa colega Lisete, para poupar dinheiro ao nosso querido governo, talvez fosse de mais. Nessa altura o Presidente da Republica teria de ser convidado, para ao menos poder comer bem um dia por semana porque, com uma reforma de 10.000 euros, coitado, não ganha para as despesas. Tem que se valer das poupanças que fizeram ou longo da vida.





    Eu tenho muito respeito pelo nosso presidente da Republica e pela sua família, que foram professores da Universidade da minha filha. Mas quando disse que não ganhava para as despesas, não se lembrou dos pensionistas que só ganham 250 euros. Esses provavelmente nunca puderam fazer poupanças...

    Que me desculpe o Senhor Presidente, mas foi uma declaração muito infeliz.



    Mariana Luis

    ResponderEliminar