VISITANTES

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A PARTILHA


No tempo em que eu fui criança, a educação era muito diferente de hoje. Mais ríspida, embora talvez mais responsável. Ensinaram-me a repartir o comer e os brinquedos, mas nunca se empregava o termo PARTILHAR. Partilhas, apenas conheci o termo quando empregado em heranças. E sempre me disseram que não devíamos comentar com os outros o que se passa connosco, nem no seio familiar nem pessoalmente. Quando comecei a entender a vida e a pensar por mim própria, achei que nem sempre se deveria ter esse procedimento. Expansiva como sempre fui, muitas vezes comentava situações da minha vida pessoal, raramente da vida familiar, com amigas. Isso custou-me alguns dissabores e críticas pela vida fora. E a minha mãe sempre me ia dizendo: a nossa vida nunca se comenta com ninguém.

Hoje, aposentada e avó, aprendi algo que na realidade vai ao encontro da minha maneira de ser. Acho que não há mal algum em comentar (PARTILHAR) com os outros factos ou passagens da nossa vida que nos deram momentos de felicidade, eventualmente também alguns de tristeza. Só que actualmente, alguém me ensinou que a isso se chama PARTILHAR. Partilham-se experiências de vida, conhecimentos, sentimentos. Afinal partilhar não se aplica apenas em coisas materiais. Os sentimentos e momentos felizes ou tristes da nossa vida também podem ser partilhados. E é mesmo por isso que estou aqui a escrever, para partilhar um dia feliz da minha vida.

Após ter adquirido conhecimentos de informática que me abriram as portas para o mundo através da Internet, fui convidada pelo administrador de um site da poesia para participar no mesmo. A princípio fiquei um tanto ou quanto receosa, mas lá me convenci, pois vim a descobrir que o senhor é marido de uma amiga minha de infância, e em boa hora o fiz. O grupo é seleccionado e muito interessante, e eu gosto de participar. Entretanto, foi lançada no dia 27 deste mês a 3ª. Antologia do site, da qual eu faço parte com dois poemas de minha autoria.

Em adolescente cheguei a ter a mania de ser escritora, mas esse sonho não passou de isso mesmo, tal como muitos outros da juventude. E hoje, com 66 anos, apesar de não ser escritora nem ter essa presunção, fiz finalmente parte de um livro, ainda que participando apenas em duas páginas. Afinal, estamos sempre a tempo de realizar os nossos sonhos e eu vi agora, mesmo que tardiamente, realizada uma pequenina parte desse meu sonho. E por isso quero Partilhar convosco esses momentos felizes da minha vida.


Foi uma tarde inesquecível em que conheci dezenas de pessoas que até àquele momento não passavam de conhecimentos virtuais. Declamaram-se poesias. Houve também quem cantasse o fado e como não podia deixar de ser, lá participei também na cantoria.

Por vezes tenho a sensação que estou a regredir e a entrar num ciclo da minha vida que me permite voltar ao passado e fazer realmente aquilo que gosto: escrever e cantar.


Lourdes Henriques - Clube Sénior

7 comentários:

  1. Interessante. Gostei imenso.
    Isabel Sustelo

    ResponderEliminar
  2. Que beleza Lourdes :)
    Sabe, estava eu aqui nos meus afazeres de casa, e pensando numa coisa: o Joaquim, junto com o vocês, meus amigos do Horizontes, me fizeram sair do mundo virtual para um mundo real. Mesmo que eu esteja assim tão distante, me sinto junto com vocês todos, como se eu morasse aí, e como se fossem da minha família.
    Gosto muito de você, uma pessoa muito amiga e carinhosa.
    Um beijinho e parabéns pelo lindo texto ;)

    ResponderEliminar
  3. BOA QUERIDA LOURDES!!!

    GOSTEI DE LER A SUA OPINIÃO!!! GOSTEI DE SABER POR SI QUE NEM TODOS OS ESPAÇOS VIRTUAIS SÃO MENOS RECOMENDÁVEIS, POIS EU JÁ FAÇO PARTE DO HORIZONTES DESDE O INICIO, FICO CONTENTE POR SE SENTIR BEM ENTRE NÓS!!!

    DEPOIS FALANDO AGORA DOS SONHOS, E DESTE MEIO QUE ABRE PORTAS PARA MUITAS PESSOAS, EU QUE QUINZE ANOS ATRÁS TINHA DE RECORRER AOS MEUS FILHOS PARA ME PASSAREM OS MEUS TEXTOS, FOI Á CINCO QUE O COMECEI A FAZER POR MIM PRÓPRIA E FELIZMENTE QUE CRIEI AS CONDIÇÕES PARA O PODER FAZER!!!

    VOU SEGUIR SEU BLOG, E ESPERO QUE VISITE OS MEUS PARTICULARES TAMBÉM!!!

    1 BEIJO LÍDIA

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta tua "partilha". Quatro filhos e umas tantas preocupações, acabaram por fazer com que esquecesses quem és.É claro que todos sabemos quem é a mãe cuidadosa,a esposa dedicada, a avó carinhosa e até a funcionária refilona com sindrome de Robin dos bosques (defensora dos pobres e oprimidos!). Refiro-me à mulher. O ser individual, pilar da família que apoiou quando era para apoiar, ralhou quando era para ralhar mas que por falta de tempo, ou simplesmente por preferir partilhá-lo com os que mais ama, deixou para trás muitos sonhos. E foi-se esquecendo de si para se dedicar aos outros... Concordo quando dizes que estás de regresso ao passado, ao reencontro com os sonhos que teimaste em não esquecer, apenas adiar. Por isso, penso que estás a "reencontrar o passado" e não a "regredir ao passado".
    Beijinho do "monstro"

    ResponderEliminar
  5. CÁ ESTOU DE NOVO LOURDES!!!

    OBRIGADO PELA PARTILHA, OPINIÃO, A AGRADOS QUE DEIXOU NO MEU ESPAÇO!!!

    ADOREI VER LÁ A SUA PRESENÇA!!!

    DA PRIMEIRA VEZ QUE POR AQUI PASSEI NÃO CONSEGUI ADERIR COMO SEGUIDORA, ESTAVA NOUTRA CONTA DEVIA SER ISSO!!!

    CÁ ESTOU E DEIXO UM BEIJINHO COM OS DESEJOS DE UM BOM DOMINGO!!!

    LÍDIA

    ResponderEliminar
  6. Olá Dona Milú!
    Como é bom ler "....Por vezes tenho a sensação que estou a regredir e a entrar num ciclo da minha vida que me permite voltar ao passado e fazer realmente aquilo que gosto: escrever e cantar."
    É, sem dúvida, um exemplo a seguir.
    Eu penso que a vida nos reserva sempre um tempo para fazermos aquilo que gostávamos de ter feito e, quando chega, nós cá estamos de coração aberto ... e tentamos tudo para agarrar essa grande e única oportunidade que a vida nos dá....e acabamos por serem muito e muito felizes e fazer também alguém feliz....
    Fico satisfeita por já ter chegado para a senhora.....ainda bem.... O meu também vai chegar.... é preciso ter fé e acreditar....
    Bjnh e Boas Festas!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Gosto das vossas "prosas" e tambem, das poesias!!É tudo feito com gosto e graça...tambem eu tinha um sonho...escrever!!Ao ler as seus escritos,fui acordando,primeiro um olho ,depois o outro, juntou-se a emoção que tem andado controlada de mais. A emoção á solta,o sonho, fui-me "metendo" a comentar e gosto!!!leio com muito gosto as vossas coisas, tambem do pfr Afonso,que é o elo mais forte .Vão-me aceitando com as minhas opiniões...obrigada, volta e meia estou num tal buraco,tão fundo...e a leitura que me oferecem, alimentam a minha cabeça dura!!bjs e um ANO NOVO cheio de coisas BOAS!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar