VISITANTES

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tapada Real de Mafra (Passeios Abertos à comunidade)












No dia 13 de Abril de 2011, a Santa Casa da Misericórdia de Sobral de Monte Agraço com a colaboração da Câmara Municipal realizou um passeio ao concelho de Mafra.

O passeio iniciou-se com a visita à vila de Mafra. Primeiro fomos visitar o convento e a Vila Velha. Ali encontra-se a igreja de Santo André um pequeno templo de origem medieval. Depois saímos em direcção à tapada Real de Mafra. Chegada a hora do almoço fomos para o parque das merendas, espaço ideal para fazer um piquenique. Havia uma bela sombra, muitas mesas, estendemos as toalhas e almoçámos. A comida estava muito boa, foi um almoço muito agradável que permitiu aos participantes um convívio saudável.

Às três horas da tarde fomos assistir a um espectáculo de artes de falcoaria com aves de rapina, onde o bufo real foi estrela. Fizemos a viagem de comboio articulado, com duas paragens durante o percurso . Na primeira paragem visitámos o museu dos carros de tracção animal, carros antigos usados pela família Real. Depois visitámos o local onde se encontra uma exposição de aves. Ficámos a conhecer as características de cada espécie, e um museu de animais embalsamados, onde vimos peles, pegadas, e ovos de algumas espécies.

A Tapada de Mafra foi criada em 1747, no Reinado de D. João V, com uma amplitude de 819 hectares e rodeada por um longo muro com 12 quilómetros. Esta extensão foi destinada desde o inicio a couto de caça pela família real, tendo sido utilizada por vários Reis como zona de lazer, a nobreza daquela época, apreciava esta bela mata de relevo variado. Um espaço rico em fauna e flora povoada por sobreiros, carvalhos, pinheiros, e por outras árvores, mas em menor quantidade (plátanos, salgueiros, choupos, zambujeiro, freixo, arbustos como o tojo, urze, carrasco, murta, e ainda fetos).

A Fauna é bastante diversificada, observámos várias espécies de animais, como o javali, o gamo o ouriço e algumas aves como a perdiz, haveria muitas outras, para ver mas não tivemos oportunidade. Antes de partirmos, reunimo-nos todos e lanchámos.

Assim passámos um dia muito interessante. Os meus agradecimentos à Dra. Carla, à Dra. Susana e a todos os que colaboraram para esta visita tão agradável.


Mariana (Biblioteca - Sobral)

Sem comentários:

Enviar um comentário